Artigo sobre melhoramento de solos moles é vencedor do prêmio Telford Premium Prize - ABMS
images

Artigo sobre melhoramento de solos moles é vencedor do prêmio Telford Premium Prize

31/05/2021

O artigo intitulado "Site Investigation and performance of radial deep consolidation grouting in soft soil", publicado em 2020, foi o vencedor do prêmio Telford Premium Prize. Os autores são o professor Mario Riccio, do programa de pós-graduação em engenharia civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (PEC/UFJF), o professor Marcio Almeida, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), a professora Tatiana Rodriguez, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e os engenheiros Alessandro Cirone, da empresa DF+, e Daniel Faria, da empresa WALM. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em outubro na sede da Instituição de Engenheiros Civis (ICE), em Londres, no Reino Unido.

O artigo aborda uma metodologia analítica para dimensionamento de solução de melhoramento de solos moles denominada Consolidação Radial Profunda (“radial deep consolidation grouting”). Essa metodologia foi aplicada em 2015 em uma obra na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A obra foi destinada à estabilização de aterros sobre solos moles.

 

A obra foi instrumentada medindo-se as deformações verticais (recalques) e o solo foi estudado cuidadosamente através de ensaios de campo e laboratório de forma a alimentar o modelo. Os resultados analíticos foram confrontados com as medidas de campo e mostraram muito boa capacidade de previsão de desempenho da técnica.

 

O artigo pode ser acessado na revista Ground Improvement vol. 173, issue 1 pp. 28-39. 

Temas relacionados: ABMS,