António Gomes e Alberto Sayão comentam as comemorações dos 50 anos da Revista Geotecnia. Assista ao vídeo - ABMS
images

António Gomes e Alberto Sayão comentam as comemorações dos 50 anos da Revista Geotecnia. Assista ao vídeo

30/09/2021

Este ano, a Revista Geotecnia – uma das mais relevantes revistas técnicas da área publicada nas línguas portuguesa e espanhola – completou 50 anos de existência com o lançamento de sua edição nº 152. As comemorações aconteceram presencialmente no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa, Portugal, nos dias 20 e 21/9. Os dois dias de evento foram repletos de palestras e discussões de alto nível técnico. “As comemorações foram excelentes e a participação do público ultrapassou nossas expectativas”, afirmou António Gomes, editor da Revista Geotecnia.

O evento também foi transmitido ao vivo pelo site da Revista Geotecnia. O primeiro dia reuniu mais de 300 participantes presencialmente e de forma remota. No segundo dia, mais de 230 participantes prestigiaram o cinquentenário. “Foram números que deixaram a comissão organizadora muito satisfeita, especialmente para um evento em língua portuguesa e espanhola”, afirma António Gomes.

As comemorações contaram com a presença de Fernando Schnaid, presidente da ABMS, e de Alberto Sayão, editor associado da Revista Geotecnia e ex-presidente da ABMS. Segundo Sayão, o encontro foi marcado por uma extensa programação técnica. “Foram dois dias intensos de palestras, com apresentações sobre os 19 artigos publicados na edição nº 152”, lembrou Sayão.

Em entrevista concedida à ABMS, Gomes e Sayão comentam o evento e a edição especial de 50 anos da publicação. Assista ao vídeo:

A edição nº 152

A edição comemorativa da Revista Geotecnia foi planejada para refletir a importância dos 50 anos alcançados pela publicação. Sayão conta que, a princípio, a Equipe Editorial planejou a edição de forma que fossem publicados o mesmo número de artigos de autores de cada país. O objetivo era proporcionar uma maior integração entre as nações através da produção científica desses autores.

Um dos acadêmicos convidados a participar da edição foi o professor Milton Kanji, que faleceu em fevereiro deste ano. “Ele recebeu o convite com muita alegria e estava realmente entusiasmado em preparar o artigo que seria publicado nesta edição”, conta Sayão. “Infelizmente, faleceu antes disso. A participação de Kanji certamente fez muita falta”.

A edição nº 152 contou, portanto, com números diferentes de artigos para cada nação. Mas a participação brasileira não foi menos qualificada em razão disso, garante o ex-presidente da ABMS. “Os artigos de autores brasileiros foram de altíssimo nível técnico e muito bem representaram nossa engenharia geotécnica”.

António Gomes destaca, ainda, os assuntos tratados na publicação, que trouxe artigos sobre caracterização de geomateriais, novos desenvolvimentos na área de mecânica das rochas, geossintéticos, solos reforçados, obras subterrâneas, dentre muitos outros temas.  “Todos os artigos são de alta qualidade, escritos por autores de vasto conhecimento científico. Recomendaria a leitura de todos!”, convida o editor.

Revista Geotecnia

A Revista Geotecnia foi publicada pela primeira vez em 1971, sendo idealizada pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG). Atualmente, é editada pela SPG, pela ABMS e pela Sociedad Española de Mecánica del Suelo e Ingeniería Geotécnica (SEMSIG).

Para Sayão, a Revista Geotecnia é a publicação técnica em língua portuguesa e espanhola mais influente da área geotécnica, sendo, portanto, a publicação mais indicada para autores que desejam compartilhar experiências na área, pesquisas ou novas metodologias nessas línguas. “É uma revista de grande importância”, declara.

Temas relacionados: ABMS,