5º CBT: um evento híbrido. Conheça as novidades - ABMS
images

5º CBT: um evento híbrido. Conheça as novidades

14/10/2021

O 5º Congresso Brasileiro de Túneis acontece de 1 a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento, organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS, terá formato híbrido – presencial e virtual. No terceiro dia de evento, acontecerão o LAT 2021 – Latin American Tunnelling – e o Tunnel Day 2021.

Para explicar todos os detalhes do evento, o CBT realizou uma live, no dia 7/10, com a presença de Eloi Palma Filho, presidente do Comitê, Argimiro Alvarez Ferreira, presidente da Comissão Organizadora do 5º CBT, Guilherme Robbe, coordenador geral do Comitê Técnico-Científico do evento, Fernanda Cury, diretora da QE Eventos, responsável pela organização do 5º CBT, e Guilherme Trockel, da YouHub, empresa responsável pela modalidade online do Congresso. A condução da live ficou a cargo de Helvio Falleiros, diretor da Strada Comunicação, responsável pela comunicação do 5º CBT. A live foi transmitida pelo Canal ABMS. Assista à gravação aqui.

Palestras e palestrantes

O 5º Congresso Brasileiro de Túneis terá a presença de importantes profissionais da área. Confira os palestrantes já confirmados.

O evento terá início com a Palestra Magna, proferida por Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo) e do CBT. Ele vai falar sobre os Destaques Internacionais no Emprego e na Construção de Obras Subterrâneas.

Andi Pfaffhuber, CEO e fundador da EMerald Geomodelling vai proferir a palestra Aerial Geotechnical Studies. A Estação Gávea do MetrôRio será o tema da palestra dos engenheiros Maurício Erlich, professor da UFRJ e ex-presidente da IGS Brasil, Pedro França, diretor da CJC Engenharia e Projetos e secretário geral do CBT, e Tácio de Campos, professor da PUC-Rio e pesquisador 1 do CNPq.

Peter Reinke, engenheiro da HBI Haerter Consulting Engineers, na Suíça, vai abordar Aerodynamics of Rail and Metro Tunnels. Leandro Lima Rasmussen, professor da UnB, será responsável pela palestra Um Método Numérico Simples para Análise de Problemas Complexos de Túneis em Rocha. O Uso do GBR (Geotechnical Baseline Report) em Projetos de Túneis será o tema da palestra proferida por Heinrich Heinz, consultor em túneis e métodos não destrutivos para instalação de dutos subterrâneos.

O 5º CBT contará ainda com duas mesas-redondas, que irão abordar Bim em Obras Subterrâneas e Emerald Book e Práticas Contratuais.

Para finalizar o 5º CBT, haverá o Tunnel Day 2021. A edição deste ano contará com duas mesas-redondas, abordando O Desafio do Acompanhamento Técnico de Obras – ATO e Túneis: Soluções Sustentáveis, além das atividades tradicionais, como a homenagem a Santa Bárbara, o painel com associações parceiras, a homenagem a um profissional e a uma empresa, e a entrega do Prêmio Figueiredo Ferraz 2021.

Escolha a modalidade – presencial ou online – e inscreva-se para o 5º CBT. 

Fique ligado no site e redes sociais do CBT para acompanhar as novidades.

Temas relacionados: ABMS,