Cristina Tsuha: uso da energia geotérmica superficial por meio das fundações - ABMS
images

Cristina Tsuha: uso da energia geotérmica superficial por meio das fundações

30/07/2021

A engenheira Cristina Tsuha, associada da ABMS, está à frente de uma pesquisa que estuda o uso de energia geotérmica superficial por meio das fundações para a climatização de ambientes. O primeiro edifício com essa tecnologia em São Paulo está sendo construído para sediar o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) da Escola Politécnica da USP.

Iniciada em 2014, em São Carlos, a pesquisa contou com o trabalho de doutorado de Thaise Morais. Com a tese sobre esse mesmo tema, Thaise recebeu o Prêmio ABMS Costa Nunes 2018-2019.  

Cristina explica que a ideia do projeto é permitir a troca de calor de ambientes com o subsolo, por meio da circulação de água em tubos de polietileno instalados nas fundações, para resfriamento de áreas em edifícios. “No subsolo, a partir de pequena profundidade, a temperatura é constante o ano inteiro. No verão, ela é menor que a temperatura do ambiente e, no inverno, ela é maior”.

A aplicação do projeto é a climatização de edifícios utilizando a geotermia superficial, aproveitando uma fonte de energia limpa disponível no terreno, que pode proporcionar substancial redução no consumo da energia elétrica. Segundo Cristina, o uso desse sistema pode ser vantajoso para edifícios comerciais, hotéis, hospitais e shoppings, em que a quantidade de energia elétrica para climatização é muito elevada.  

No caso do CICS, tubulações foram instaladas em estacas hélice contínua e em estacas tubulares de aço, permitindo uma segunda função às fundações. “Esse tipo de energia é disponível em qualquer terreno, independente da geologia. É um uso eficiente dos recursos naturais, do solo, e da estrutura da fundação construída”, sustenta a pesquisadora.

O jornal O Estado de S. Paulo produziu uma matéria sobre o projeto de Cristina Tsuha, publicada em 16 de julho. A reportagem traz detalhes sobre o desenvolvimento da pesquisa e a construção do edifício em São Paulo. Destaca ainda a tese premiada de Thaise Morais. Confira o trecho a seguir:

O trabalho teve apoio da Fapesp e do CNPq. “O trabalho de doutorado de Thaise recebeu o Prêmio Costa Nunes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), referente ao biênio 2018-2019”, destacou a orientadora.

Leia a matéria completa aqui.

Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha é professora de fundações na Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorada pela Universidade de São Paulo (Escola de Engenharia de São Carlos) em geotecnia, na área de fundações. Pela ABMS, foi palestrante do Mulheres Geotécnicas 2017.

Assista à entrevista: 

Temas relacionados: