Em formato virtual, e-GEOSUL 2021 divulgou pesquisas relacionadas às práticas de geotecnia. Acesse os anais - ABMS
images

Em formato virtual, e-GEOSUL 2021 divulgou pesquisas relacionadas às práticas de geotecnia. Acesse os anais

11/01/2022

Organizado pelo Núcleo Regional Paraná – Santa Catarina (NRPS) e o Núcleo Regional Rio Grande do Sul (NRRS) da ABMS, a primeira edição virtual do Simpósio Virtual de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul (e-GEOSUL) foi realizado entre os meses de junho e dezembro de 2021. Através de encontros mensais remotos, o evento deu continuidade ao tradicional GEOSUL, que era realizado presencialmente e que, por conta da pandemia de Covid-19, não pôde acontecer em 2021.

O evento contou com 7 webinários técnicos que discutiram temas relevantes da engenharia geotécnica – como solo grampeado, escavações urbanas e pavimentação asfáltica, dentre outros.

No dia 14/12, foram apresentados os artigos submetidos pelos participantes e uma das novidades do evento, o Prêmio Samuel Chamecki. O prêmio homenageou o melhor trabalho de iniciação à geotecnia de alunos de graduação realizado no Paraná e Santa Catarina. O Prêmio Samuel Chamecki foi concedido ao estudante Rafael Anibele, autor(a) do trabalho “Análise em modelo de laboratório da substituição de filtro de areia por geocomposto em barragens da terra”. Os webinários foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis no Canal ABMS. Assista aqui a todos eles.

Anais do e-GEOSUL já disponíveis

A primeira edição do e-GEOSUL também contou com um programa científico para a divulgação de pesquisas relacionadas à práticas de geotecnia nas regiões de atuação dos Núcleos Paraná-Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Foram aceitos artigos sobre os seguintes temas: investigação geotécnica de campo e instrumentação, fundações, estabilidade de taludes e estruturas de contenção, barragens, geotecnia ambiental, pavimentação e melhoramento e estabilização e estabilização de solos.

Confira os artigos apresentados no e-GEOSUL: https://conferencias.ufsc.br/index.php/e-Geosul/geosul/schedConf/presentations

Temas relacionados: ABMS,