Especialistas nacionais e internacionais se reúnem no Brasil para o Slope Stability Symposium 2024 - ABMS
images

Especialistas nacionais e internacionais se reúnem no Brasil para o Slope Stability Symposium 2024

Minas Gerais

06/03/2024

Pela primeira vez no Brasil, o Slope Stability Symposium é um dos eventos internacionais mais significativos na área de taludes na engenharia geotécnica. Organizado pelo grupo Large Open Pit Project (LOP) e pelo Núcleo Regional de Minas Gerais da ABMS, e com suporte da ABMS Nacional, o simpósio será realizado de 14 a 19 de abril, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG).

Com o tema “Slopes of the Future”, o evento visa reunir profissionais de diversas áreas da engenharia geotécnica, incluindo engenheiros, pesquisadores, educadores e cientistas, para um intercâmbio enriquecedor de conhecimentos e experiências. O encontro foca não apenas em taludes de mineração, mas também em taludes civis urbanos, refletindo a diversidade e a amplitude do assunto.

Gustavo Vianna, presidente da Comissão Organizadora do evento, expressou entusiasmo com a escolha do Brasil como sede do evento este ano. "É uma demonstração da relevância da engenharia geotécnica brasileira no cenário internacional", afirmou. Vianna destaca que o país é um importante importador de novas tecnologias e exportador de boas práticas no tema, posicionando o evento como uma oportunidade única para os profissionais locais e internacionais compartilharem inovações e desafios.

O Slope Stability Symposium também servirá como um espaço para discutir a responsabilidade e a evolução da engenharia geotécnica frente aos desafios recentes, como os acidentes com barragens no Brasil. "Esses não são os exemplos que representam a qualidade da nossa engenharia", afirmou Vianna, ressaltando a importância de mostrar ao mundo a excelência e a segurança da engenharia geotécnica nacional.

Programação

Durante a cerimônia de abertura, será realizada a entrega do Prêmio Sérgio Brito, uma homenagem ao profissional brasileiro, reconhecendo suas contribuições significativas à área.

Durante as manhãs, os congressistas terão a oportunidade de assistir à apresentação de trabalhos técnicos e as tardes serão reservadas para palestras. “Nós temos uma gama de tópicos que serão discutidos muito bem distribuída, intercalando palestras com grandes nomes da engenharia nacional e internacional. Essa interação é muito bacana”, afirma Vianna.

Um dos destaques é a palestra de Derek Martin, do Canadá, que abordará temas atuais como fator de segurança e projeto baseado em performance. Outras sessões incluem as palestras de especialistas como Phil de Graaf, da Austrália, Mark Hawley e Marisol Valerio, do Canadá, cujas contribuições têm sido fundamentais em diversos projetos ao redor do mundo.

Além das sessões técnicas, o evento promoverá networking através de uma feira na qual o público em geral poderá acessar o local, mesmo não estando inscrito no evento. Para os congressistas, o evento oferecerá ainda experiências gastronômicas e culturais ao final dos dias e diversas visitas técnicas.

Saiba mais e inscreva-se no site do evento: https://slopestability2024.com/

Confira a entrevista com Gustavo Vianna: 

Temas relacionados: