Expectativa de um Cobramseg memorável - ABMS
images

Expectativa de um Cobramseg memorável

Cobramseg

07/08/2014

Maurício Sales, presidente do Cobramseg 2014, fala neste editorial sobre as expectativas da Comissão Organizadora quanto ao evento, informa os números alcançados até aqui e apresenta as atrações programadas para o XVII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, que acontece entre os dias 9 e 13 de setembro, em Goiânia (GO). Confira abaixo. "Com o tema Infraestrutura de um Futuro Sustentável, o Cobramseg 2014 está priorizando a sustentabilidade em todas as suas decisões. Nos trabalhos, o tema também está em destaque. O principal objetivo é mostrar como os projetos geotécnicos podem contribuir para a sustentabilidade na construção da infraestrutura que o Brasil e mundo tanto precisam. Na organização, economia de papel, aproveitamento adequado dos materiais e redução do desperdício foram aspectos presentes desde os primeiros passos. Uma inovação que apresentaremos nesta edição será um aplicativo para que os congressistas possam acessar a programação do evento em seus tablets e celulares. Serão disponibilizados também todos os trabalhos para que os participantes possam ler com calma, com antecedência, e planejar sua participação no Cobramseg, inclusive sabendo a localização dos expositores na feira e acesso a uma grande gama de informações sobre o evento. Estamos esperando cerca de 1.200 participantes. No total, foram mais de 800 resumos submetidos e serão mais de 500 trabalhos apresentados - em apresentações orais e em pôster digital, mais uma inovação do Cobramseg 2014. Está sendo preparado um restaurante dentro do Congresso, no local da feira. E a organização está com a seguinte promoção: os primeiros 1.000 inscritos terão direito a almoço gratuito durante o evento. Aproveite e inscreva-se em www.cobramseg2014.com.br. Em 2014, completamos 60 anos de Cobramseg. O primeiro evento com este nome foi em 1954, em Porto Alegre. Antes disso houve três encontros organizados pela ABMS, com a participação de poucas pessoas. Em 1954, resolveu-se chamar de congresso e expandir esses encontros. Estamos planejando recuperar todos esses anais e colocar num pencard. Será um presente a todos os congressistas.

Eventos

Está edição do Cobramseg terá também o VI Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR), que acontece a cada quatro anos. Este será o maior SBMR de todos os tempos, graças ao empenho da Comissão Organizadora e do presidente do CBMR (Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS), Sérgio Fontoura, que percorreu diversos congressos pelo mundo divulgando o SBMR, e do apoio da ISRM (International Society for Rock Mechanics). Serão quase 100 trabalhos e grandes delegações vindas dos Estados Unidos e China. Além disso, será realizado pela primeira vez do Brasil o RockBowl, uma competição de perguntas e respostas entre alunos de universidades que tem como tema central a Mecânica das Rochas. A equipe vencedora ganhará participação no 13º Congresso Internacional de Mecânica das Rochas, no Canadá, em 2015. O Geojovem também terá novidades este ano. No último congresso internacional, em Paris, Jarbas Milititsky, ex-presidente da ABMS, ofereceu a inscrição e hospedagem para que cinco jovens da comunidade africana participassem do Cobramseg 2014. Levamos o esforço adiante e até aumentamos para seis o número de geojovens da África a apresentarem seus trabalhos no Brasil. O Congresso Luso-Brasileiro também merece destaque. O tema deste ano será "Geotecnia em Obras Metro-Ferroviárias" e diversos colegas portugueses já confirmaram presença. Temos a certeza de que será um momento interessante de troca de experiências entre brasileiros e portugueses.

Internacional

Outro destaque do Cobramseg 2014 é a reunião do board da ISSMGE (International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering). Esta reunião estava prevista para um congresso europeu, mas após o convite feito pelo presidente da ABMS, André Assis, ao presidente da ISSMGE, Roger Frank, para participar do Cobramseg, a data da reunião foi alterada para o dia 12 de setembro, durante o Cobramseg. É uma honra para a ABMS receber essa reunião, que dá grande visibilidade para a entidade. A reunião com os presidentes sul americanos já é uma tradição nos Cobramsegs. Todos os presidentes das associações da América Latina são convidados a participar do Cobramseg e é realizada uma reunião entre eles, onde são discutidos futuros eventos e planos para o continente. Essa reunião é interessante para aproximar os presidentes da América do Sul e planejar ações conjuntas, o que fortalece a Geotecnia como um todo. Victor de Mello Lecture Outro motivo de honra para a ABMS é a presença de James Mitchel, que vai ministrar a Victor de Mello Lecture, abordando o tema "Lessons from the Lives of Two Dams". Mitchel é, certamente, um dos maiores nomes da Geotecnia mundial. Será um prazer recebê-lo no Cobramseg 2014.

Feira

A feira, este ano, cresceu muito graças ao espaço que escolhemos para o evento. Serão 60 estandes, dobrando o número de expositores em relação às edições passadas. Fizemos o lançamento desta feira num café da manhã em São Paulo em 2012 e ali vendemos dois terços da feira. Foi uma surpresa extremamente positiva, mostrando o interesse das empresas no Cobramseg e a confiança na marca ABMS. Foi um retorno muito interessante, que deixou evidenciadas a confiança dos expositores e a expectativa positiva do mercado em relação ao Cobramseg 2014. O que percebemos é que antes a feira era um complemento do Cobramseg e hoje ela está ganhando mais e mais importância. Para as próximas edições, talvez tenhamos que pensar em algo diferente, como abrir a feira para visitantes que não sejam congressistas. Hoje tudo é montado de forma a que apenas os congressistas possam participar. Creio que essa decisão possa ser revista nas próximas edições.

Social

Estão sendo organizados dois grandes jantares - um dentro do Luso-Brasileiro e outro para a comunidade em geral. Além disso, estamos prevendo um evento a parte, o GeoNight, para o pessoal mais jovem. No mesmo dia do jantar do Luso-Brasileiro, que é um jantar mais formal, faremos um evento paralelo, com uma banda bem eclética. Vai ter atividade para todo mundo e todos os gostos. Esperamos toda a comunidade geotécnica em Goiânia. Será um prazer receber a todos no Cobramseg 2014. Contamos com a sua presença. Até lá! Maurício Sales Presidente do Cobramseg 2014

Temas relacionados: