Núcleo Nordeste quer seguir propagando a geotecnia pela região - ABMS
images

Núcleo Nordeste quer seguir propagando a geotecnia pela região

Nordeste

13/02/2019

Aproximar a ABMS de seus associados individuais e coletivos, dialogar com Universidades e entidades técnicas e promover eventos para divulgar a geotecnia na região. Essas são algumas das iniciativas do Núcleo Nordeste da ABMS que vêm sendo praticadas nos últimos anos - e serão mantidas no biênio 2019-2020, como garante o engenheiro Ricardo Severo, presidente do Núcleo. "Vamos continuar com o bom trabalho realizado nos últimos anos em prol do fortalecimento da geotecnia local", diz (na foto, o presidente do NRNE, Ricardo Severo). Alguns dos eventos promovidos pelo Núcleo já têm data para acontecer. Em março, a Palestra Itinerante Pelópidas da Silveira, ministrada pelo engenheiro e professor Roberto Coutinho, irá para Natal (RN), ainda sem data definida. O tema a ser abordado será "Características geológicas-geotécnicas da Formação Barreiras e aplicações práticas". A Palestra Pelópidas da Silveira foi criada pelo Núcleo em 2018. "Na primeira edição, em Recife (PE), a Palestra recebeu 180 participantes e foi um sucesso", relembra o presidente. "O feedback foi muito positivo". O Núcleo pretende levar a Palestra para os demais estados da Região Nordeste neste ano. A ideia é que a Palestra aconteça em uma cidade diferente a cada mês e que o evento seja aberto a associados e não-associados. Outro evento em processo de organização é o tradicional VI Simpósio de Geotecnia do Nordeste - GeoNE 2019, que será realizado nos dias 13 e 14 de novembro em Recife (PE). "É a primeira vez que o evento retorna à capital pernambucana desde sua primeira edição", conta Severo. "Por isso estamos nos preparando para receber um grande público - a expectativa é de 600 participantes - e para atender muito bem todos os colegas e empresas patrocinadoras". Uma novidade da 6ª edição do GeoNE será uma palestra especial sobre Educação em Geotecnia, que acontecerá no dia 14/11. "Como este é um evento que também tem grande participação da comunidade acadêmica, teremos essa Palestra Técnica que irá abordar o ensino da geotecnia nas universidades", adianta o presidente. As inscrições para o GeoNE 2019 estão abertas com valores reduzidos até o dia 30 de abril. Confira aqui mais informações. O Núcleo Nordeste também garante que irá apoiar outros encontros sobre geotecnia na região. "Além dos eventos promovidos pelo Núcleo, continuaremos apoiando eventos locais organizados pelas Universidades, como aconteceu no ano passado, por exemplo, com o 7º Simpósio de Geotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Workshop Geotécnico do GEGEP Comemoração dos 40 Anos - Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres da Universidade Federal de Pernambuco e com a Mesa-redonda sobre Solos Moles da POLI-UPE-PE", afirma o engenheiro.

Novo livro "Geotecnia no Nordeste"

Outra frente de trabalho do Núcleo Nordeste para esta gestão será apoiar a elaboração de um novo volume do livro Geotecnia no Nordeste. As primeiras edições do livro foram lançadas em 2005 e 2007 pela Universidade Federal de Pernambuco. Rapidamente, a relevância da obra tornou-se conhecida pelo meio técnico como uma das principais fontes de consulta dos pesquisadores, profissionais e empresas que atendem na Região Nordeste. Hoje, no entanto, o título encontra-se esgotado. "Tem surgido uma demanda cada vez maior do meio técnico para a publicação de um novo ‘Geotecnia no Nordeste’", comenta o presidente do Núcleo. "Hoje se pensa em fazer um novo volume, como uma continuação do primeiro livro, atualizado e igualmente rico em informações". Já existe um grupo responsável pela elaboração de um novo volume, de acordo com Ricardo Severo. Quem está à frente do projeto é o presidente da ABMS, o engenheiro Alexandre Gusmão. "O Núcleo Nordeste como um todo está apoiando a elaboração deste livro", assegura. O lançamento da obra, entretanto, ainda não tem data para acontecer.

COBRAE 2021

O Núcleo Nordeste do mesmo modo já está atento à 8ª edição da Conferência Brasileira de Encostas - a Cobrae, que também acontecerá em Recife em 2021 sob a presidência do Eng Roberto Coutinho. "Parece distante, mas esta gestão já está trabalhando para viabilizar a Conferência que é um evento muito importante da ABMS", garante o presidente.  

Temas relacionados: cobrae, geoNE, Pelópidas da Silveira, Geotecnia no Nordeste,