Palestra Milton Vargas: Alberto Sayão aborda engenharia de barragens - ABMS
images

Palestra Milton Vargas: Alberto Sayão aborda engenharia de barragens

11/01/2022

A 17ª Palestra Milton Vargas da ABMS, realizada no dia 15/12, abordou o tema “Engenharia de barragens” e teve como palestrante o doutor em engenharia geotécnica, ex-presidente da ABMS, vice-presidente do CBDB e professor associado da PUC- Rio, Alberto Sayão. O encontro teve a mediação do presidente da ABMS, Fernando Schnaid.

Sayão iniciou a palestra contextualizando quem foi Milton Vargas, símbolo da geotecnia brasileira e que dá nome a palestra.  Após essa rápida introdução, o palestrante comentou o surgimento das primeiras barragens no Brasil, em 1500, e o atual número de barragens no país. São mais de mil grandes barragens presentes no Brasil.

Após os primeiros comentários, Sayão deu início a uma viagem virtual pelas barragens brasileiras. Ele mostrou e fez comentários sobre diversas obras e projetos presentes em todas as regiões do país. O tour começou pela Região Norte, apresentando as barragens de Santo Antônio do Jari, no Amapá, e Jirau, em Rondônia.

O passeio virtual seguiu para a Região Nordeste com as barragens de Orós, no Ceará, e Piranhas, na Paraíba. Passou também pela Região Sudeste, com a barragem do Funil, no Rio de Janeiro, e a barragem de Marimbondo, em Rio Grande, na divisa de Minas Gerais e São Paulo. Sayão também comentou sobre o assoreamento da barragem Terzaghi e a durabilidade do enrocamento na barragem de Marimbondo.

O tour pelas barragens brasileiras também passou pela Região Centro-Oeste, com a barragem Serra da Mesa, em Goiás, e por fim na Região Sul, com a barragem Foz do Areia, no Paraná.

Sayão abordou ainda alguns acidentes que aconteceram no país e as possíveis causas, como na barragem de Açu, no Rio Grande do Norte, e Brumadinho, em Minas Gerais. O palestrante também ressaltou perspectivas para o futuro das barragens do país e falou sobre o potencial de geração de energia.

Ao final do encontro, Fernando Schnaid conduziu uma sessão de perguntas e respostas entre Sayão e os espectadores.

Assista a Palestra Milton Vargas: 

 

Temas relacionados: ABMS,