20/1: rejeitos e resíduos de mineração serão debatidos em webinário internacional do Technical Committee 221 - ABMS
images

20/1: rejeitos e resíduos de mineração serão debatidos em webinário internacional do Technical Committee 221

11/01/2022

O Technical Committee 221 (TC221), da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE), está organizando o Tailings and Mine Waste Webinar. O evento, que acontece no dia 20/1, às 11h no Brasil (14:00 UTC _ Coordinated Universal Time), será transmitido pelo Canal ABMS e terá a participação de Fernando Schnaid, presidente da entidade. “O evento é de extrema relevância, especialmente agora, um momento em que o Brasil enfrenta condições climáticas tão adversas, com riscos às estruturas de rejeitos de mineração”, destaca Schnaid.

Para a organização do webinário, foi enviado aos membros do TC221 um breve questionário das principais questões geotécnicas associadas à estabilidade de barragens de rejeitos. Um número significativo de respostas foi recebido, o que mostrou sérias divergências em pontos-chave no projeto, análise e monitoramento de barragens de rejeitos. Essa divergência nas respostas reforça a importância do evento.

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4lgDX9oQo_c

Programação

O palestrante sênior em engenharia geotécnica experimental no Imperial College London, Reino Unido, Antonio Carraro, e Ramon Verdugo, presidente TC221, irão responder à questão "É possível projetar barragens de rejeitos a montante onde sua estabilidade possa ser garantida a longo prazo?".

Os questionamentos sobre a resistência residual não drenada em laboratório de campo, serão respondidos por Fernando Schnaid, que trará argumentos que apoiam a prática atual de adoção de abordagens empíricas baseadas em estudos de caso e com suporte de testes in situ. Arcesio Lizcano, do Canadá, vai participar da discussão com argumentos que apoiam uma base teórica sólida apoiada pela mecânica do solo.

Já para responder à terceira pergunta "Em uma barragem a montante com zonas de rejeitos potencialmente liquefáveis, qual seria a instrumentação mais adequada para monitorar a barragem para prevenção falha de fluxo?", foram convidados David Williams, da Austrália, e Roberto Cudmani, da Alemanha. Williams vai considerar as instrumentações úteis, e Cudmani, as não úteis.

Luis Valenzuela, do Chile, será o responsável por responder à questão da avaliação da estabilidade de barragens de rejeitos usando o limite análise de equilíbrio. Em sua discussão, ele usará argumentos que apoiam a análise de equilíbrio de limite e fatores associados de segurança.

Para encerrar, o canadense Mike Jefferies discutirá se a análise de tensão-deformação com modelos de constituição é considerada um requisito necessário para o projeto.

Confira a chamada em inglês aqui.

Download

TC-221 – Tailings and Mine Waste
Separation of the answers according to type of response to perform the debate

Temas relacionados: ABMS,