Revista Soils and Rocks aumenta o número de artigos e publica edições especiais - ABMS
images

Revista Soils and Rocks aumenta o número de artigos e publica edições especiais

21/02/2024

Produzida pela ABMS e a Sociedade Portuguesa de Geotecnia, a revista Soils and Rocks publicou durante 2023 o Volume 46, dividido em quatro edições, com um total de 67 artigos. A publicação é editada por Renato Pinto da Cunha, da Universidade de Brasília, e pela Ana Vieira, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Portugal.

Os destaques são a Conferência Pacheco Silva, a Victor de Mello Lecture, a Conferência Willy Lacerda, e as edições especiais do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG 2022) e da Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (COBRAE 2022).

A Conferência Pacheco Silva de 2022 foi apresentada por Bernadete Ragoni Danziger, explorando a influência de cargas residuais no comportamento das fundações de pilha. O estudo forneceu uma revisão histórica de pesquisas relevantes sobre o tema e um novo procedimento para previsão de cargas residuais. O artigo sobre a conferência foi publicado no Volume 46, ed. 2.

Já a 8ª Victor de Mello Lecture foi ministrada por Ian Schumann Marques Martins, que falou sobre o papel desempenhado pela viscosidade no comportamento não drenado de argilas normalmente consolidadas. O estudo desenvolveu um modelo que visa estudar as taxas de deformação e está disponível no Volume 46, ed.3.

Leonardo Cascini apresentou a primeira Conferência Willy Alvarenga Lacerda durante a COBRAE 2022. O trabalho, apresentado no Volume 46, ed.4, teve como objetivo unir os ramos científicos que lidam com deslizamentos de terra, e propôs uma nova visão que destaca a possibilidade de uma gestão de deslizamentos moderna e aberta às tecnologias avançadas.

Na edição 2, foram publicados 15 artigos escolhidos entre os 1.165 apresentados no COBRAMSEG 2022, no 11º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia e no 9° Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas. O tema do congresso foi “Inovação e Tecnologia na Geotecnia”. Os artigos selecionados apresentam contribuições em áreas como o reforço de fibras, resíduos sólidos, fundações por estacas e barragens.

Já na edição especial sobre a COBRAE 2022, ed. 4, foram publicados 16 artigos entre os 235 apresentados na conferência. O tema do evento foi “Estabilidade de Encostas na Sociedade e na Infraestrutura” e abordou assuntos como investigações geotécnicas, mapeamento geológico e gestão de riscos.

Os números especiais contaram com a participação de editores convidados e os artigos publicados são versões estendidas e melhoradas dos trabalhos apresentados durante os eventos.

Soils and Rocks em 2024

Gilson Gitirana, coordenador de produção da Soils and Rocks, celebra o aumento no número de artigos publicados na revista e o crescimento de citações e do fator de impacto da publicação.

Segundo ele, uma das características da revista é a publicação de fluxo contínuo, dinamizando a publicação dos artigos aceitos. Além disso, recentemente foi implementada a publicação de artigos aceitos Ahead of Print, com a publicação prévia de artigos de edições ainda em produção. Dessa forma, o Volume 47 da revista já possui artigos disponibilizados para leitura no site.

A edição número 2 do Volume 47, que está sendo produzida, é uma edição especial sobre educação geotécnica, abordando como é feita a formação de engenheiros geotécnicos. Ela foi idealizada pelo professor Waldemar Hachich, ex-presidente da ABMS, recentemente falecido, e editada pela professora Kátia Bicalho. A edição número 3 será especial com o tema “Características de Deformação de Geomateriais”.

Confira todos os volumes da revista Soils and Rocks no site, clicando aqui.

 

Temas relacionados: ABMS,