Palestra Milton Vargas: Sayão deve destacar alguns dos principais projetos de barragens no país, dia 15/12 - ABMS
images

Palestra Milton Vargas: Sayão deve destacar alguns dos principais projetos de barragens no país, dia 15/12

03/11/2021

Alberto Sayão, o nome convidado pela ABMS para ministrar a Palestra Milton Vargas de 2021, na tarde do próximo dia 15 de dezembro, conhece muito bem o regulamento desta conferência. Afinal, foi em sua gestão à frente da ABMS que foi concretizada a ideia de promover uma palestra itinerante por todo o país com o objetivo de abordar temas da prática da geotecnia, a ser proferida por um profissional conhecido no meio geotécnico.

“A intenção da palestra é despertar o interesse dos estudantes e jovens engenheiros para essa área tão desafiadora, que é a Engenharia Geotécnica”, afirma Sayão, que presidiu a ABMS de 2004 a 2007. No lançamento, a iniciativa recebeu o nome de “Palestra ABMS”. E Fernando Schnaid foi o primeiro convidado a percorrer os vários núcleos regionais, com o tema “ensaios in situ”. Depois do falecimento de Milton Vargas, que fundou e presidiu a ABMS em 1950, o Conselho Diretor da associação aprovou a sugestão de renomear a palestra em homenagem àquele que foi um dos pioneiros da mecânica dos solos no Brasil.

Sayão, que é o atual vice-presidente do CBDB (Comitê Brasileiro de Barragens), vai focar a palestra no tema “engenharia de barragens”. Ele lembra que o país é reconhecido no exterior pela vasta experiência em projetos de grandes barragens, e vai selecionar os projetos mais relevantes para apresentar ao público na palestra Milton Vargas do próximo dia 15 de dezembro.

Saiba mais detalhes na entrevista em vídeo que Alberto Sayão concedeu à ABMS.

Temas relacionados: ABMS,