Webinar Segurança de Barragens recebe André Assis e Rogério Menescal - ABMS
images

Webinar Segurança de Barragens recebe André Assis e Rogério Menescal

10/09/2021

O webinar organizado pela ABMS, realizado no dia 2/9, abordou o tema “Segurança de Barragens” e teve como palestrantes o professor da Universidade de Brasília e ex-presidente da ABMS, do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) e da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA), André Pacheco de Assis, e o engenheiro civil, mestre em geotecnia, doutor em recursos hídricos e secretário geral da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Rogério de Abreu Menescal. O encontro teve a mediação do presidente do Núcleo Centro-Oeste da ABMS, André Brasil, que afirmou que “o tema da conversa é de extrema importância para toda a comunidade da ABMS”.

Menescal iniciou o webinar comentando a questão de segurança de barragens no Brasil e discorreu sobre alguns acidentes que aconteceram no país, como na cidade de Cataguazes, em Minas Gerais, em 2003, e Algodões, no Piauí, em 2009. Segundo ele, esses acontecimentos aceleraram a criação de uma regulação, a Política Nacional de Barragem, sancionada em novembro de 2010, que visa garantir padrões de segurança em barragens por meio de monitoramentos, fiscalizações e padrões de segurança. Menescal também comentou como as tragédias de Mariana e Brumadinho influenciaram na percepção negativa por parte da sociedade em relação às barragens.

André Assis falou sobre os desafios da gestão de riscos como ferramenta visando a segurança de barragens. Ele também comentou a Política Nacional de Barragem e o seu funcionamento, como o estabelecimento de responsáveis, inspeções e avaliação de riscos. Assis também abordou o conceito de risco de engenharia, incertezas, falhas, avaliação qualitativa de risco, métrica de risco e tipos de soluções para eventuais falhas. Ele finalizou com um debate sobre os desafios para definir a política de riscos.

Os palestrantes ainda responderam perguntas e interagiram com os internautas.

Assista à gravação da live.

Temas relacionados: ABMS,