Prêmio Fernando Emmanuel Barata


Conheça mais sobre o prêmio Prêmio Fernando Emmanuel Barata e seu histórico.

O Prêmio Fernando Emmanuel Barata destina-se ao melhor trabalho de conclusão de curso de graduação ou iniciação científica.

O vencedor mais recente, em 2024, foi Kristiano C. Vasconcellos de Mendonça, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por seu trabalho Análise do efeito da adição de máscaras descartáveis de polipropileno (Covid-19) na resistência à compressão de tijolos solo-cimento.

O prêmio leva o nome de Fernando Emmanuel Barata, engenheiro civil que assumiu a presidência da ABMS entre 1970 e 1972. Fernando Barata trabalhou para diversas empresas e foi um professor cuja dedicação ao ensino marcou profundamente gerações de engenheiros civis. Formado pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Escola Politécnica da UFRJ, ele iniciou sua carreira na Mecânica dos Solos em 1951 e, ao longo de décadas, cativou seus alunos com um entusiasmo contagiante e uma didática exemplar. Seu compromisso em ensinar ia além do conteúdo técnico: ele instigava nos estudantes a paixão pela Engenharia e pelo Brasil, incentivando a responsabilidade social e profissional.

Barata cultivava um relacionamento com seus alunos caracterizado pelo respeito e simplicidade, e deixou um legado duradouro, perpetuado pela doação de sua vasta biblioteca e acervo à Escola Politécnica da UFRJ. Sua memória permanece viva, inspirando novas gerações a seguir seu exemplo de excelência e amor pela educação.

Fernando Emmanuel Barata

Lista de Vencedores

Ano Vencedor
2010-11 Tiago Gerheim Souza Dias (UnB)
2012-13 Adriel Rocha Lopes (UnB)
2014-15 Ana Paula Mikos (UFPR)
2016-17 Leonardo Vinícius Paixão Daciolo (UFSCar)
2018-19 Bernardo Branco L. Fernandes (UFRJ)
2020-21 Caroline Zanette Macedo (UENF)