Prêmio Jaime de Azevedo Gusmão Filho


Conheça mais sobre o prêmio Prêmio Jaime de Azevedo Gusmão Filho e seu histórico.

O Prêmio Jaime de Azevedo Gusmão Filho reconhece o autor da melhor tese de mestrado ou de doutorado em geotecnia de cunho socioambiental.

O mais recente acadêmico a ser premiado foi Francisco Almeida Ângelo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), autor da tese Desenvolvimento de tijolos eco-eficientes de barro com adição de cinza, serragem, fibra de papel e efluente manipueira na ausência da queima e do cimento Portland.

Jaime de Azevedo Gusmão Filho foi presidente da ABMS entre 1982 e 1984. Jaime Gusmão atuou principalmente no estado de Pernambuco e é reconhecido por suas contribuições significativas ao desenvolvimento urbano. Na década de 80, assumiu a Presidência da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e foi pioneiro no mapeamento de encostas para prevenção de deslizamentos na região Nordeste.

Autor de mais de 100 trabalhos publicados, entre artigos e comunicações em anais de congressos, além de ter escrito 10 livros técnicos e sobre diversos temas. Dentre suas obras destacam-se "Fundações: do conhecimento geológico à prática da engenharia", "Desempenho de Obras Geotécnicas", "Pelópidas: o Homem e a Obra".

Jaime de Azevedo Gusmão Filho

Lista de Vencedores

Ano Vencedor
2018-19 Mestrado – Fabiana Artuso (UEM)
2020-21 Mestrado – Lucas Eduardo Dornelles (UFRGS)