1ª Palestra Pelópidas da Silveira continua pelo Nordeste

O Prof. Dr. Roberto Quental Coutinho dará continuidade à palestra itinerante
Pelópidas da Silveira ABMS NRNE nos dias 16/5 em João Pessoa (PB) e 17/5 em Natal (RN). Doutor em Geotecnia pela Coppe / UFRJ, Coutinho irá discorrer sobre o tema
"Características Geológicas-Geotécnicas da Formação Barreiras no Nordeste e Aplicações Práticas" em uma palestra com aproximadamente uma hora de duração. A iniciativa é do Núcleo Nordeste da ABMS.
Em João Pessoa, a palestra Pelópidas da Silveira ocorrerá a partir das 18h45, após uma palestra local com o Prof. Dr. Wilson Cartaxo Soares sobre Novas Tecnologias Aplicadas aos Projetos de Fundações de Edifícios na cidade. Já em Natal, a palestra está inserida no
8º Seminário Geotécnico da UFRN e será a terceira apresentada a partir das 14h30, antecedida pelas palestras do Prof. Dr. Osvaldo de Freitas Neto e Prof. Olavo Francisco dos Santos Junior, que tratarão respectivamente dos temas: "Fundações em Radier Estaqueado Aplicadas em Obras no RN" e "Segurança de Barragens: Aspectos Geotécnicos".
Segundo Ricardo Severo, Presidente do Núcleo Nordeste "a palestra itinerante é importante para disseminar conhecimento e apresentar os trabalhos e ações da ABMS para todo o Nordeste, mostrando a importância da Geotecnia para a engenharia civil e para a sociedade. Além disso, o Núcleo procura sempre agregar a palestra a um evento local para estimular estas ações cada vez mais". Coutinho também destaca a importância da palestra localmente.
"Nós estamos fazendo o nosso melhor para poder contribuir, agora de uma maneira mais ampla, procurando estimular, mostrar resultados e estudos também em outros locais que abrangem essa Formação Barreiras".
Honrado ao ser convidado a apresentar a primeira palestra Pelópidas da Silveira, Roberto Coutinho explica que a Formação Barreiras está presente em todo o litoral do Nordeste, partindo desde a região Norte até o Rio de Janeiro e que muitas construções, infraestruturas e cidades estão assentadas em cima dessa formação.
"A Formação Barreiras pode ter diferentes características geotécnicas e é preciso identificá-las de antemão para podermos enfrentar os possíveis problemas, essa é uma das mensagens que pretendo passar na palestra".
As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
Serviço
1º Palestra Pelópidas da Silveira - João Pessoa
Local: Sinduscon João Pessoa
Rua Prof. Álvaro Carvalho, 248 - Tambauzinho, João Pessoa - PB
Data: 16/5
Horário: 18h45
Inscrições: http://abmsnordeste.com.br/
1º Palestra Pelópidas da Silveira - Natal
Local: Auditório do CTEC - Complexo Tecnológico das Engenharias - UFRN
Rua da Tecnologia - Lagoa Nova, Natal - RN
Data: 17/5
Horário: 15h45
Inscrições:
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/viewDadosCursoEvento.jsf Temas relacionados: