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2021 marca o início de uma nova fase para a ABMS

16/12/2021

A atual gestão da ABMS começou com grandes desafios: modernizar uma entidade septuagenária, inserindo-a definitivamente no mundo digital, e trazer de volta a saúde financeira, afetada negativamente pela pandemia. Liderada pelo engenheiro Fernando Schnaid, a Diretoria do biênio 2021-2022 da ABMS deu início às atividades afirmando que seria uma gestão de entregas. Ao final do primeiro ano, muitas dessas entregas já se concretizaram. A ABMS está, hoje, com a saúde financeira em dia e a mudança de cultura está em andamento. A Associação já é digital, com novo site, nova revista eletrônica, novo Canal ABMS e muitos eventos virtuais realizados – mais de 50 deles foram realizados ao longo do ano.Para que tudo isso fosse possível, além da dedicação de todos os membros da Diretoria, a gestão contou também com um trabalho de planejamento estratégico. “A mudança cultural abre um horizonte de novas oportunidades”, ressalta Schnaid, presidente da ABMS. “O planejamento estratégico nos ajuda a organizar as ações para que possamos pensar a nossa entidade nos próximos 10 anos pelo menos”.

Um dos grandes objetivos da gestão, além dos já mencionados, é dar mais visibilidade à ABMS – tanto para os associados quanto, e principalmente, para aqueles que não fazem parte da entidade – e qualificar a ABMS para participar do debate público. Neste sentido, a ABMS deu passos decisivos ao longo de 2021. Ações intensas de comunicação foram realizadas. Os associados corporativos são agora mais valorizados e foi criada a figura do “associado mantenedor”, que não apenas contribui para o fortalecimento financeiro e estrutural da entidade, mas reforça a relevância da ABMS como entidade técnica nas discussões da sociedade.

Na parte interna, a nova gestão deu força e protagonismo aos Núcleos e Comitês, principalmente por meio do Canal ABMS, um espaço para que eles realizem seus encontros e mobilizem seus públicos.

A internacionalização também fez parte da agenda da ABMS em 2021. Este ano foi realizado o webinário Indian-Brazilian, em parceria com a Sociedade Indiana de Geotecnia. “Escolhemos a Índia por ser um dos grandes parceiros do hemisfério Sul e um dos grandes players internacionais”, explica Schnaid. “Estamos trabalhando agora para dar continuidade a este movimento, inclusive com parcerias com outros países. Teremos novidades para o próximo ano”.

Assista à entrevista completa com Fernando Schnaid:

Associado Mantenedor

A ABMS criou, em 2021, a figura do associado mantenedor. São grandes empresas que enxergam na entidade uma oportunidade de estreitar relações com o setor produtivo, com a comunidade técnica e com os gestores públicos. Por outro lado, para a ABMS, é fundamental estar ao lado desses grandes players que fortalecem a entidade para estar presente no debate nacional.

“A razão de existir da ABMS é fazer, permanentemente, uma ponte entre teoria e prática, entre o setor acadêmico e o setor produtivo. Essa ponte permite que pesquisa e desenvolvimento se transformem em inovação. E inovação é o que vai dar sustentabilidade ao nosso país”, explica o presidente. “Daí a importância dos nossos associados mantenedores”.

Atualmente, a ABMS conta com dois associados mantenedores: a Vale e a Gerdau.

Gestão financeira

Com a mudança no estatuto da ABMS, a entidade passou a ter um gestor financeiro – e não apenas um tesoureiro. Neste biênio, este papel coube à engenheira Neusa Mota. “A gestão financeira vai muito além de receber, pagar contas e cuidar da contabilidade”, explica a diretora financeira da Associação. “Nosso foco principal é cuidar para que os recursos da ABMS possam chegar ao associado. Analisamos o que é gasto, como é gasto e, principalmente, como isso vai refletir em benefícios para os associados”.

Para que essa gestão fosse possível, Neusa Mota vem realizando um trabalho cuidadoso, cuidando da ABMS Nacional, mas também se aproximando de cada Núcleo. “Só assim conseguiremos fazer a gestão financeira da entidade como um todo e de forma homogênea”, destaca.

Hoje, com diversas ações de reestruturação e a chegada dos associados mantenedores, a ABMS tem a saúde financeira equilibrada. “Meu objetivo é entregar a ABMS financeiramente melhor do que eu recebi e, mais que isso, com um equilíbrio sustentável, que possa ser mantido nas próximas gestões”, afirma Mota.

Comunicação

A Comunicação foi uma área que passou por grandes mudanças em 2021. A primeira e maior delas teve início na gestão anterior, que tinha como presidente Alexandre Gusmão. Foi lá que o novo site da ABMS começou a ser pensado. A atual gestão deu continuidade ao trabalho, colocou o novo site no ar e segue trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e novas possibilidades de integração. “O novo site é, certamente, um marco para a ABMS”, declara André Estêvão da Silva, diretor de Comunicação. “Com estrutura muito similar ao site anterior, a nova versão foi muito aprimorada na parte técnica, com melhor desempenho, melhor navegabilidade, ferramentas e algoritmos atualizados”.

A e-GEOTECNIA é outro produto lançado em 2021. “A revista eletrônica da ABMS mudou não apenas de nome, mas tem um novo design gráfico, pautas mais abrangentes, novas editorias e maior valorização do associado, com a criação do Espaço do Associado e do Espaço Corporativo”, lembra o diretor.

O Canal ABMS não é apenas um arquivo de vídeos da entidade, mas um espaço para que os Núcleos e Comitês realizem seus eventos digitais. A novidade foi muito bem recebida pela comunidade geotécnica. “Tivemos uma média de duas lives por semana ao longo de 2021”, destaca André Estêvão.

Núcleos e Comitês

Os Núcleos e Comitês da ABMS foram os protagonistas em 2021. Foram eles que organizaram e realizaram muitos eventos online e mantiveram a disseminação de conhecimento ativa na entidade. Alguns exemplos de sucesso são o GeoMin, o GeoBASE e o GeoSul.

“Uma vantagem do modelo virtual é que os eventos regionais passaram a ter alcance nacional”, ressalta Ana Cristina Sieira, secretária executiva da ABMS e responsável pela relação com Núcleos e Comitês. “Prova disso foi a organização, por parte de alguns Núcleos e Comitês, de eventos conjuntos. Foi muito enriquecedor assistir à troca de experiências entre diferentes regiões do Brasil”.

Administração

Na parte administrativa, a ABMS passou por mudanças significativas em 2021. Para alcançar a digitalização desejável e necessária, foi realizada a contratação de uma gestão contábil profissional, além de assessoria legal. Agora a documentação da ABMS é toda eletrônica. “Isso possibilitou um ganho em eficiência não apenas para a Secretaria Nacional, mas também para os Núcleos e Comitês”, explica Gustavo Vianna, secretário geral da entidade.

Todas as alterações realizadas visaram à otimização do tempo necessário para fazer a gestão da entidade, além da digitalização. “Na Diretoria, somos cada um de um lugar – Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até Portugal. Precisávamos de um sistema que nos permitisse acompanhar tudo de forma remota e, ao mesmo tempo, eficiente”.

Gustavo Vianna acredita que todo o trabalho realizado em 2021 já vai começar a trazer frutos em 2022, com economia de tempo e maior eficiência nos processos. “E o objetivo é que esse trabalho feito nos bastidores reflita numa gestão melhor e em benefícios para os associados”.

Núcleo Jovem

Pela primeira vez, a Diretoria da ABMS conta com o Núcleo Jovem. O objetivo deste Núcleo é trazer o jovem para a ABMS e dar voz a ele.

“Se queremos estar inseridos no mundo digital, precisamos dos jovens. São eles que têm o DNA digital”, ressalta Fernando Schnaid. “Sempre quisemos trazer o jovem para perto. Agora, precisamos deles. São eles que farão a estruturação do mundo digital no qual estamos inseridos. Os jovens são, mais do que nunca, estratégicos para a ABMS”.

Em 2021, o Núcleo Jovem atuou nas redes sociais, conquistou novos seguidores e mais engajamento por parte dos jovens geotécnicos. “Ainda estamos caminhando a passos de formiguinha”, afirma Marianna Dias, diretora do Núcleo Jovem. “Mas estamos começando a construir esse espaço dentro da Diretoria da ABMS e espero que, uma hora, ele tenha vida própria”.

Para Dias, a grande conquista do Núcleo Jovem este ano foi mudar o formato das lives. “Saímos daquele formato de palestra e migramos para um estilo bate-papo. Tivemos lives com conteúdo técnico mais leves, mais divertidas”.

Uma das lutas do Núcleo Jovem é para que haja a redução no valor da anuidade para este grupo. Marianna Dias acredita que, desta forma, a ABMS vai conquistar nossos associados jovens e, assim, expandir o alcance da Associação.

Cobramseg 2022

A Comissão Organizadora mais longeva do Cobramseg é liderada por Paulo Albuquerque. A organização começou em 2017. O evento aconteceria em setembro de 2020. Veio, então, a pandemia. O primeiro adiamento foi para agosto de 2021. A situação sanitária do país, no entanto, ainda não permitia eventos nesta época. O Cobramseg foi adiado novamente, desta vez para agosto de 2022.

Do começo da organização até agora, muitos desafios já foram vencidos. O Cobramseg 2022 terá cerca de 1200 trabalhos e uma novidade para os autores. Os dez melhores trabalhos serão selecionados para compor uma edição especial da revista Soils and Rocks em 2023.

A edição 2022 do Cobramseg contará ainda com o tradicional RockBowl e o prêmio inovação para o Geojovem. Confira o regulamento no site.

“Estava desanimado no começo, diante de toda a incerteza. Agora, no entanto, estamos muito otimistas, inclusive com o interesse de novos patrocinadores”, diz Paulo Albuquerque. “Sugiro, inclusive, que os interessados já comecem a reservar hotel, porque a demanda vai ser alta”. A expectativa é que o Cobramseg 2022 receba de 1500 a 2000 pessoas por dia, entre congressistas e visitantes.

As inscrições estão no segundo lote, que vai até 27 de fevereiro. Confira aqui e inscreva-se.

Planos para 2022: Cursos

Para o próximo ano, a Diretoria da ABMS já tem algumas novidades prontas. Uma delas diz respeito aos cursos, que serão ofertados prioritariamente para os associados e serão realizados em parceria com os associados mantenedores e corporativos.

“Geotecnia é muito abrangente, tem muitas especialidades. E a ABMS é referência para todos esses tópicos. Os grandes especialistas estão na ABMS, são representantes da entidade e falam em nome da ABMS. Então, temos a oportunidade de oferecer para comunidade técnica uma capacitação técnica muito relevante em termos de conteúdo e atualização de conhecimento”, explica André Estêvão.

Frederico Falconi, vice-presidente da ABMS, conta que os cursos “pretendem suprir uma lacuna que existe hoje no mercado que é de formação de novos geotécnicos. Esses cursos serão dirigidos tanto para os jovens engenheiros geotécnicos quanto para quem já está no mercado”.

O primeiro curso, desenvolvido em parceria com a Vale, será lançado ainda no primeiro trimestre de 2022. O tema será Barragens de Rejeitos.

Outra novidade para 2022 diz respeito aos associados corporativos. Eles terão um espaço no site da ABMS para divulgar seus produtos e serviços.

Quando se fala em futuro, é impossível não pensar no retorno ao presencial. “Muito maior do que a associação, é o fato de que a ABMS disponibiliza ambiente para as pessoas se conhecerem e interagirem – no plano pessoal e profissional. Todos estamos ansiosos para voltar aos nossos encontros presenciais”, afirma Schnaid.

“Os encontros presenciais são uma necessidade. E o ambiente virtual é uma realidade. Eles devem coexistir. Esperamos que o ano de 2022 traga essa nova normalidade. Que possamos explorar as relações e as oportunidades que o mundo digital oferece, por um lado, e que a gente possa se encontrar para fazer os nossos grandes eventos presenciais. Temos já agendados o Cobramseg e a Cobrae”.

Para o presidente da ABMS, em 2021, o desafio foi entrar no mundo digital. “Para 2022, o desafio é levar isso a um novo patamar. Vamos incrementar o ambiente digital com novos produtos, queremos melhorar continuamente nossos canais de comunicação com os nossos associados. Todas essas ações, de um lado monetizam a sociedade e do outro a qualificam, criando esse ambiente de discussão do qual participam acadêmicos e empresários, universidade e indústria para que eles caminhem juntos, para que tradição e os desafios do mundo digital andem de mãos dadas”.

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