5º CBT marca o reencontro da comunidade tuneleira com público de 500 pessoas - ABMS
images

5º CBT marca o reencontro da comunidade tuneleira com público de 500 pessoas

13/12/2021

O aguardado 5º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (5º CBT), organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis e pela ABMS, foi realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. 

“Foi como sair de um mergulho e respirar na superfície”. Assim Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente do CBT e da ITA, descreveu o significado do 5º CBT para a comunidade tuneleira. Ainda em um cenário adverso, o 5º Congresso Brasileiro de Túneis recebeu um público total de 500 pessoas. Empresas, profissionais, acadêmicos e estudantes se reuniram novamente, a maioria pela primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19. O Congresso representou a retomada do mercado, que já está em andamento, e principalmente o reencontro de uma comunidade que sempre foi muito unida. Embora tenha acontecido em formato híbrido, o evento concentrou grande parte do público presencialmente.

O prestígio do Comitê Brasileiro de Túneis, entidade organizadora do evento, e a importância das obras subterrâneas ficaram explícitos com a presença expressiva de autoridades na solenidade de abertura. Estavam presentes presencialmente Silvani Pereira, diretor presidente do Metrô de São Paulo, e Paulo Galli, secretário estadual de transportes metropolitanos. O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, participaram remotamente da mesa. Argimiro Alvarez Ferreira, presidente da Comissão Organizadora do 5º CBT, Eloi Angelo Palma Filho, presidente do CBT, e Tarcísio Barreto Celestino completaram a composição presencial da mesa.

Presença relevante também foi das empresas do setor. Vinte e seis empresas patrocinaram o evento e participaram da feira, expondo seus produtos e serviços e retomando o networking com clientes e parceiros.

Para os profissionais, o 5º CBT foi um momento de troca de experiências e atualização em relação às inovações e melhores práticas do setor de construção subterrânea. Alguns dos temas abordados foram BIM em obras subterrâneas, práticas contratuais em túneis, a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, o caso Gávea do Metrô-Rio, mineração profunda, entre outros.

No terceiro dia de Congresso, foram realizados o Latin American Tunnelling e o Tunnel Day, tradicional evento do CBT. O 5º CBT contou ainda com visita técnica à Rodovia dos Tamoios e curso sobre Túneis Mecanizados.

Acompanhe entrevistas com participantes do 5º CBT no Canal do CBT no YouTube. 

Temas relacionados: ABMS,