ABMS participou dos eventos Workshop conjunto Portugal-Brasil-Índia e do Geotech Asia 2025, em Goa, Índia
28/10/2025
Foto destaque: Da esquerda para a direita: Akira Koshima, Roberto Coutinho, Mauricio Ehrlich, e Guilherme Mafra Machado, comitiva da ABMS presente no Workshop.
A ABMS participou do Portugal–Brazil–India Joint Workshop on Tropical Soils & Ground Improvement in Civil Infrastructure, realizado no dia 6 de outubro de 2025, no International Centre Goa, na Cidade de Goa, Índia. O evento integrou as atividades prévias ao Geotech Asia 2025, um dos principais encontros internacionais da área.
O workshop foi uma iniciativa conjunta da Indian Geotechnical Society (IGS), da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG). Reuniu pesquisadores, profissionais e acadêmicos para discutir desafios e avanços na infraestrutura civil em ambientes geotécnicos diversos, com destaque para solos tropicais e técnicas de melhoria de solo.
A ABMS foi representada pelo presidente Roberto Quental Coutinho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acompanhado pelos professores Maurício Ehrlich, da COPPE-UFRJ e diretor de Relações Institucionais da ABMS, e pelos engenheiros Akira Koshima e Guilherme Mafra Machado, da NOVATECNA S.A. Também participou a professora Maria Eugenia Boscov, que apresentou, através de gravação, trabalho técnico durante o evento.


Folder do Workshop.
Durante o workshop, todos os palestrantes receberam homenagens em reconhecimento à participação e à contribuição para o fortalecimento das relações entre as associações geotécnicas internacionais. Na foto abaixo, presidente da ABMS recebendo placa em homenagem a realização do workshop, junto a comissão organizadora.


Akira Koshima e Guilherme Mafra Machado recebendo placa em homenagem a realização do Workshop.
O público prestigiou as apresentações em um auditório com capacidade máxima, reunindo mais de 100 participantes, o que refletiu o sucesso e o prestígio do encontro.

Mauricio Ehrlich, Diretor de Relações Institucionais da ABMS, palestrando.
O evento destacou-se pela qualidade técnica das apresentações, pela diversidade de temas abordados e pelo intercâmbio de experiências entre representantes de Portugal, Brasil e Índia. As apresentações da comitiva brasileira foram resultado de parcerias entre grupos de pesquisa e profissionais qualificados, e os trabalhos apresentados servirão de base para a elaboração de artigos técnicos a serem futuramente publicados. Reunião entre as três sociedades (IGS, ABMS e SPG) está em construção para ocorrer no início de novembro, visando o fechamento do planejamento do número especial (Soils and Rocks / Indian Geotechnical Journal) com os artigos das apresentações.
.png)
Representantes das associações envolvidas no Workshop: ABMS, SPG e IGS.
.png)
Integração internacional
Na noite anterior à abertura oficial do Geotech Asia 2025, a delegação brasileira foi convidada para um jantar de boas-vindas promovido pela Sociedade Geotécnica da Índia (IGS), realizado no Restaurante Alfama, no Taj Cidade Heritage Goa. O momento marcou o início de uma semana de intensas atividades técnicas e de fortalecimento das relações institucionais entre as entidades.
.png)
Jantar de boas-vindas organizado pela IGS.
A cerimônia de abertura do Geotech Asia 2025 contou com a presença de membros da Comissão Organizadora, representantes do Board da ISSMGE, o presidente da FedIGS, além dos presidentes da ABMS e da SPG.
.png)
Cerimônia de Abertura do Geotech Asia 2025.
A solenidade teve participação de delegações de 28 países e reuniu mais de 650 profissionais e pesquisadores, consolidando a importância do congresso no cenário mundial da geotecnia.
Durante a cerimônia, após uma breve celebração religiosa de boas-vindas, os representantes das entidades internacionais foram convidados a discursar. O presidente da ABMS, Roberto Coutinho, fez uma fala de agradecimento e felicitações, destacando a relevância da colaboração entre as associações e o papel da ABMS na promoção da troca de conhecimento técnico e científico. (Foto abaixo)
.png)
Coutinho também recebeu uma homenagem especial da organização do evento, em reconhecimento à sua contribuição e ao engajamento da ABMS nas atividades do congresso.

Presidente Roberto Coutinho recebe homenagem realizada pela organização do Geotech Asia 2025.
Participação brasileira durante o congresso
Entre os dias 7 e 10 de outubro, a comitiva da ABMS participou de palestras, mesas-redondas e sessões técnicas do Geotech Asia 2025. O evento foi marcado por um elevado nível técnico, troca de experiências internacionais e forte integração entre as delegações brasileira, portuguesa e indiana.
.png)
Roberto Coutinho e Maurício Ehrlich no Geotech Asia 2025.
Durante o congresso, o presidente da ABMS encontrou-se com o presidente da ISSMGE, Mark Ballouz, e outros membros do Board da sociedade, assim como, com membros do Board da FedIGS, em momentos de aproximação entre as entidades. A comitiva brasileira, composta também por Maurício Ehrlich e Akira Koshima, destacou-se pela atuação ativa nas discussões e pelo compartilhamento de experiências com profissionais de diferentes países.
.png)
Roberto Coutinho, presidente da ABMS, e Mark Ballouz, presidente da ISSMGE, durante o Geotech Asia 2025.
Na noite de 9 de outubro, foi realizado o Grand Gala Dinner, evento de confraternização que reuniu os participantes do congresso e contou com a presença das delegações da ABMS e da SPG, reforçando o espírito de cooperação internacional.
.png)
Comitiva da ABMS e da SPG presentes no Grand Gala Dinner.
O congresso foi encerrado com uma cerimônia no auditório principal, reunindo todos os participantes e simbolizando o encerramento de uma semana de intensas atividades técnicas, intercâmbio cultural e avanços institucionais.

Presidente Roberto Coutinho, junto com o Maurício Ehrlich e Akira Koshima, no intervalo das atividades do Geotech Asia 2025.
Compromisso com a cooperação e o avanço da geotecnia
A participação da ABMS no workshop conjunto Portugal-Brasil-Índia e no Geotech Asia 2025 reafirma o compromisso da associação com o avanço técnico e científico da geotecnia, por meio do intercâmbio internacional e da promoção da cooperação entre países e entidades.
.png)
Comitiva da ABMS e da SPG presente no Geotech Asia 2025 – Goa, Índia.
Segundo o presidente da ABMS, Roberto Coutinho, a presença brasileira em eventos dessa magnitude “consolida o protagonismo da geotecnia nacional e amplia as oportunidades de colaboração internacional em pesquisa e inovação”.
.png)
Foto de encerramento do evento com participação da delegação brasileira.
Visita técnica ao IIT Bombay

Indian Institute of Technology Bombay – Índia
Após o encerramento do congresso, a delegação brasileira realizou uma visita técnica ao Indian Institute of Technology Bombay (IIT-Bombay), instituição corresponsável pela organização do Geotech Asia 2025 ao lado da IGS.
.png)
Comitiva da ABMS junto a National Geotechnical Centrifuge Facility do IIT Bombay.
A visita teve como objetivo estreitar laços institucionais e explorar novas oportunidades de cooperação entre o IIT-Bombay e a ABMS. A comitiva foi recebida por pesquisadores e gestores do instituto e pode conhecer de perto as instalações laboratoriais e equipamentos de ponta utilizados nas pesquisas em geotecnia.
Entre os espaços visitados, destacou-se a National Geotechnical Centrifuge Facility, referência mundial em experimentos geotécnicos. A delegação brasileira conheceu também os Laboratórios de Geotecnia e Estruturas, além de participar de reuniões técnicas com pesquisadores locais.
.png)
Visita a um dos Laboratório de Geotecnia - Comitiva da ABMS junto a representantes do IIT Bombay.
A programação incluiu ainda um almoço de confraternização nas dependências do prédio de visitantes do instituto, que serviu como momento de troca de experiências e diálogo sobre futuras parcerias científicas e tecnológicas.

Almoço realizado nas instalações do prédio de visitantes durante visita técnica entre a ABMS e IIT Bombay.
Ao final da visita, a comitiva participou de uma reunião oficial com a direção do IIT-Bombay, na qual foram apresentados planos e propostas de cooperação acadêmica e desenvolvimento conjunto de projetos técnicos e científicos, visando ao fortalecimento das relações entre Brasil e Índia no campo da Engenharia Geotécnica.

National Geotechnical Centrifuge Facility do IIT - Bombay

Convite/oficio para reunião realizada junto a reitoria do IIT-Bombay Índia, com a participação da comitiva brasileira indicada pela ABMS.
Temas relacionados: ABMS,


