António Viana da Fonseca encerrará Cobramseg 2024 com palestra sobre fragilidade de TSF
25/07/2024
O XXI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg 2024) contará com a participação do especialista internacional António Viana da Fonseca, professor de Geotecnia no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Também diretor do laboratório de geotecnia da FEUP e Membro Conselheiro do Colégio de Especialistas em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros, Viana encerrará o evento no dia 27 de setembro com uma palestra sobre o uso conjunto de ensaios de campo e laboratório para a avaliação da fragilidade de instalações de armazenamento de rejeitos (TSF). Sua apresentação será uma adaptação para o português da 10ª James K. Mitchell Lecture.
Expectativas para o Cobramseg 2024
António expressa grande entusiasmo em relação ao Cobramseg 2024, destacando a importância das contribuições dos geotécnicos participantes nas áreas de análise de risco e mitigação de perigos geotécnicos. Ele acredita que o evento será uma plataforma para discussões aprofundadas sobre a segurança de encostas naturais, obras de proteção fluvial e marítima, e a qualidade das obras geotécnicas em infraestruturas de serviço.
O palestrante enfatiza a relevância de definir corretamente as propriedades dos solos e rochas utilizados nas análises de comportamento das obras e estruturas, sejam elas naturais ou antrópicas. Segundo ele, um dos principais pontos de debate será se esses parâmetros de cálculo devem ser considerados característicos e, assim, influenciar a calibração dos modelos de análise, ou se devem ser tratados de forma independente para evitar inconsistências nos dados.
"Espero ver abordagens inovadoras que permitam uma calibração mais precisa dos modelos, seja por métodos empíricos, semi-empíricos, ou numéricos, para garantir a robustez das soluções geotécnicas apresentadas”, afirma. Ele também menciona a expectativa de que os resultados e discussões no Cobramseg 2024 tragam avanços significativos para a proteção ambiental e a resiliência das populações afetadas por perigos geotécnicos.
Relação com o Brasil
Viana possui uma longa história de colaboração com a comunidade geotécnica brasileira, iniciada durante seu doutoramento na PUC-Rio em 1992. "Desde então, criei muitos laços pessoais e profissionais, resultando em projetos de investigação conjuntos e co-orientações de doutorados e mestrados”, relata. Ele vê essa colaboração como fundamental para o crescimento e desenvolvimento da geotecnia no Brasil.
Para Viana, o país possui um potencial significativo no desenvolvimento da geotecnia, apesar dos ciclos de crescimento e estagnação política e econômica. "O grande crescimento infraestrutural de hoje e do futuro exige superar algumas lacunas de investigação aplicada", diz.
Ele observa que os recentes investimentos em infraestrutura e a maior abertura para parcerias com instituições estrangeiras têm proporcionado avanços significativos em termos de práticas e inovações na engenharia geotécnica. "Os acidentes crescentes dos últimos anos, com sério impacto populacional e econômico, conduziram a aberturas muito positivas a colaborações com instituições e empresas estrangeiras de engenharia geotécnica”, afirma. “Numa franca colaboração com as nacionais, tem tido frutos muito positivos em boas práticas e inovação ao mais alto nível. O caminho está traçado, agora é preciso fazê-lo".
Cobramseg 2024
Realizado pela ABMS, com organização do Núcleo Regional Paraná/Santa Catarina, o Cobramseg acontecerá entre os dias 24 e 27 de setembro de 2024. O local de realização da 21ª edição do Congresso será o Expocentro Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Saiba mais sobre o Cobramseg 2024 e seus palestrantes no site: https://cobramseg.com.br/2024
Temas relacionados: ABMS,