Ao comemorar 25 anos, CBT continua com o desafio de mostrar os benefícios do uso do espaço subterrâneo
No ano em que completou 25 anos, o Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS promoveu diversos eventos técnicos. Mas, acima de tudo, 2015 foi um ano de reflexão. "Evoluímos ao longo destes 25 anos", declara Tarcísio Barreto Celestino, presidente do CBT. "Mas o número de obras subterrâneas no Brasil ainda é muito baixo, o que nos leva à conclusão de que ainda há muito a ser feito no sentido de convencer as autoridades e a sociedade brasileira de que os túneis são a melhor opção para a melhoria da qualidade de vida nos grandes centros urbanos".
Um exemplo disto foi a premiação ITA Tunnelling Awards, da ITA (International Tunnelling and Underground Space Association), que destacou as obras subterrâneas marcantes em todo o mundo. Foram mais de 100 submissões de projetos para sete categorias do prêmio. "E o Brasil não teve nenhuma submissão", lembra Tarcísio. "E isso se deve à ausência de obras no país".
Vale lembrar que Eloi Angelo Palma Filho foi finalista do prêmio na categoria Jovem Tuneleiro. O engenheiro, secretário executivo do CBT, submeteu sua experiência profissional e chegou à última fase da premiação.
"Mas é importante destacar também que, ao longo desses 25 anos de história, o CBT conseguiu muitas conquistas e muitos eventos técnicos foram realizados - nacionais e internacionais", diz Celestino. "Além disso, profissionais brasileiros se destacaram no mercado internacional, foi criado o grupo de Young Members - jovens tuneleiros, entre outros feitos".
Eventos
Seguindo a meta de disseminar o conhecimento na área de túneis, em 2015 diversos eventos foram realizados. O principal e maior deles foi o
II Simpósio Internacional de Impermeabilização, nos dias 1 e 2 de dezembro. A primeira edição ocorreu em 2005, por iniciativa do CBT. "Dez anos atrás, pensamos neste tema por se tratar de algo fundamental para a área de túneis, um tema que, até hoje, gera muita discussão", destaca o presidente do Comitê. "E agora resolvemos fazer a segunda edição para termos um balanço dos avanços tecnológicos deste setor. Foi muito interessante".
O CBT participou ainda do
Brasil Road, no dia 25 de março, com três palestras:
Vantagens Operacionais e Econômicas de Túneis em Aplicações Rodoviárias, proferida por Tarcísio Barreto Celestino,
Projeto Porto Maravilha - Túneis das Vias Binárias e Expressa, de responsabilidade do engenheiro Marcelo Waimberg, e
A Modernização dos Túneis da Malha Rodoviária Federal, ministrada por Eloi Angelo Palma Filho.
No dia 14 de maio, Tarcísio Barreto Celestino ministrou a palestra
Progresso no Emprego do NATM no Brasil, no auditório do Metrô de São Paulo. No mesmo local, no dia 8 de junho, o professor Dr. Daniel Dias proferiu a palestra
Análise Numérica do Comportamento de Anéis Segmentados para Revestimento de Túneis.
A M&T Expo, em 12 de junho, também contou com a participação do Comitê Brasileiro de Túneis. Foram três palestras.
Tecnologia em equipamentos para mineração subterrânea: O Estado atual e perspectivas, de Ruy Lacourt,
Solution For Touch Jobs, de Ismael Anabalon, e
Sistemas de Ancoragem para Escavação Subterrânea, proferida por Cássio Moura.
No dia 1 de julho, a geóloga Mariana K. Caldo apresentou um relato sobre
Ensaios In-Situ no Brasil. Em 26 de agosto, Alexandre Mahfuz Monteiro proferiu a palestra
TBM EPB e Anéis em Concreto para Sistema Shield no Metrô do RJ durante o
Concrete Show 2015. No dia seguinte, 27 de agosto, o auditório do Metrô de São Paulo recebeu mais uma palestra. Ricardo Luiz Leonardo Leite falou sobre
Impactos das escavações profundas de obras urbanas.
A palestra
NATM - Rock Supported Tunnel, comemorou os 25 anos do CBT e foi ministrada por João Duarte Guimarães Filho no dia 11 de novembro. E o último evento do ano foi a palestra
Modelagem Numérica em Projeto de Túneis, proferida por Alexandre L. Santos, com suporte de seu tutor, Werner Bilfinger, secretário geral do CBT, e seguida por uma mesa redonda.
Educação e Treinamento
A importância da educação e do treinamento na área de túneis é indiscutível. "Em sua grande maioria, os alunos de engenharia civil saem da graduação sem ter visto nada ou quase nada sobre túneis", destaca Tarcísio Celestino.
Pensando nisso, o CBT trouxe ao Brasil, em 2014, na gestão de Hugo Rocha, três cursos da ITACET - Fundação para Educação e Treinamento da ITA. Os assuntos foram
túneis mecanizados,
túneis imersos e
túneis convencionais. Em 2016, haverá mais um curso da ITACET no país, sobre
Segurança Operacional de Túneis.
A ITACET foi criada por André Assis, atual presidente da ABMS, ao observar a crescente demanda por obras subterrâneas e o déficit de profissionais especializados em túneis. "É um exemplo que o CBT pretende seguir", afirma Tarcísio. "Ainda temos uma deficiência muito grande de profissionais na área de túneis no Brasil e um dos papeis do CBT é trabalhar para que este problema seja superado".
Os planos para 2016
A grande meta do CBT para 2016 e também para os anos subsequentes é o esclarecimento da sociedade e das autoridades quanto aos benefícios dos túneis.
Além disso, a realização de cursos e workshops com o objetivo de dar treinamento ao tuneleiro brasileiro e atrair jovens para a área de túneis continua.
Ainda antes do início do próximo ano letivo, o CBT espera lançar um novo prêmio que prestigie trabalhos de conclusão de graduação que envolvam a solução de problemas de engenharia com o uso das obras subterrâneas. "Há alguns meses, fiquei sabendo que o Chile também pensou nisso e lançou esta ideia. E o relato é que foi um sucesso, com boas ideias de soluções com obras subterrâneas em diferentes cidades do país", anima-se Tarcísio.
Um workshop sobre
Contratação de Túneis também está nos planos do Comitê, com convidados estrangeiros que possam relatar as boas práticas em seus países. "Nossa grande objetivo é formatar um curso sobre este tema", pontua o presidente. "Mas acreditamos que o Brasil ainda precisa amadurecer o assunto para, então, ter um curso a respeito. Por isso pretendemos realizar o workshop".
E 2016 terá ainda um curso da ITACET sobre
Segurança Operacional de Túneis.
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