Brasília será sede do próximo Cobramseg, marcado para agosto de 2026 - ABMS
images

Brasília será sede do próximo Cobramseg, marcado para agosto de 2026

Centro-Oeste

11/10/2024

Durante o Cobramseg 2024, realizado em Balneário Camboriú (SC), foi anunciada a cidade-sede do próximo Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica: Brasília, no Distrito Federal. A edição de 2026 trará a temática da sustentabilidade alinhada às mudanças climáticas e o uso de inovações tecnológicas.

Fabiana Dalla Rosa, presidente do Núcleo Regional Centro-Oeste da ABMS, expressou sua satisfação com a escolha, explicando que a região é um polo importante para setores como agronegócio, mineração e transporte, todos fortemente relacionados à geotecnia. "A infraestrutura geotécnica da região está em crescimento, com obras de silos, armazéns, barragens e ferrovias. O Cobramseg chegará a Brasília em um momento estratégico", afirma.

O engenheiro André Brasil, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2026, destacou o desafio de organizar um evento dessa magnitude. "É uma grande responsabilidade. Estamos trabalhando com uma equipe consolidada entre Brasília e Goiânia para garantir o sucesso", disse. Ele também revelou que o evento será sediado no Centro de Convenções Internacional do Brasil (CICB), entre 24 e 27 de agosto de 2026.

A próxima edição trará o tema das mudanças climáticas e seu impacto nas infraestruturas geotécnicas, além de soluções tecnológicas como Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial e torres gêmeas digitais. Segundo André Brasil, essas inovações terão um papel central no debate sobre o futuro da geotecnia.

O Cobramseg 2026 está caminhando para ser um evento à altura do sucesso das edições anteriores, como destacaram os organizadores ao elogiar o trabalho realizado pelo Núcleo Regional Paraná/Santa Catarina da ABMS em 2024. "Vamos levar as lições aprendidas aqui para Brasília e oferecer uma experiência igualmente memorável", concluiu André Brasil.

Assista às entrevistas com Fabiani Dalla Rosa e André Brasil:

(Foto: Sandra Puente @2cksfotografias)

 

Leia também: 

Cobramseg 2024 reuniu 2.171 congressistas, 71 patrocinadores e 807 trabalhos. Veja os números

Cobramseg 2024: sucesso técnico e organizacional marca a edição em Balneário Camboriú. Assista

Diretoria da ABMS é reconduzida para o biênio 2025-2026

Frank Pereira, diretor da Vale, detalha os avanços registrados na descaracterização de barragens de rejeitos

Patrocinadores elogiam organização e valorizam Cobramseg como oportunidade de negócios

Edifícios super altos representam tendência para as próximas décadas, afirma Harry Poulos no Cobramseg 2024

Ennio Palmeira mostra no Cobramseg que os geossintéticos são aliados do meio ambiente

Cobramseg 2024: participantes elogiam organização e debates relevantes. Assista às entrevistas

Cobramseg 2024: participantes destacam aprendizagem, infraestrutura e oportunidades de networking

Cobramseg 2024: materiais das palestras e minicursos já estão disponíveis

Marcos Futai, como diretor financeiro, e Renathielly Brunetta, diretora do GeoJovem, farão parte da gestão 2025/26 da ABMS

 

Temas relacionados: