CBMR promove palestra sobre medição de tensões in situ para estruturas subterrâneas
Todas as Notícias
19/06/2019
O Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS está promovendo, juntamente com a Escola Politécnica da USP e o GeoInfraUSP, a palestra "Medição de tensões in situ para as estruturas subterrâneas do empreendimento hidroelétrico de Gouvães: planejamento, execução e análise", ministrada por Luís Lamas. O encontro está marcado para o dia 25/06, às 17h, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo.
Lamas irá iniciar a conversa apresentando as atividades desenvolvidas no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e as possibilidades de parceria de pesquisa e extensão. Às 18h o chefe do Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas do LNEC entrará no tema da palestra e falará sobre a campanha de ensaios de medição de tensões in situ realizada pelo LNEC e os resultados alcançados. Além da metodologia utilizada no processo, a justificativa para os ensaios e uma breve descrição do aproveitamento hidrelétrico também serão apresentados.
No dia 26/06, às 13h30, será realizada a apresentação de doutorado de Pedro Pazzoto Cacciari com a tese: "A coupled TRS-DFN-DEM approach to assess the role of rock foliation on the stability of shallow tunnels in discontinuous rock masses".
Confira a programação completa e o resumo da palestra aqui.
Dr. Luís Lamas
Luís Lamas é Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Mestre e Doutor pelo Imperial College de Londres. Desde 2003 é Chefe do Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal. Ele é também Secretário Geral da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas e Engenharia das Rochas (ISRM) e associado ABMS.
Serviço
Palestra Luís Lamas
Data: 25/06/2019
Horário: 17h às 19h
Local: Escola Politécnica da USP - Av. Prof. Luciano Gualberto, 380 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010
Sala S-02 - Prédio da Eng. Civil.
Organização e informações: Marcos Massao Futai e Pedro Pazzoto Cacciari, pelo e-mail: futai@usp.br
Imagem: celsopupo/iStock.com Temas relacionados:

