Cobramseg 2024: sucesso técnico e organizacional marca a edição em Balneário Camboriú. Assista - ABMS
images

Cobramseg 2024: sucesso técnico e organizacional marca a edição em Balneário Camboriú. Assista

02/10/2024

A 21ª edição do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg) foi marcada por grandes realizações, tanto no aspecto técnico quanto no organizacional. Liderado pelo Núcleo Paraná/Santa Catarina da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), o evento reuniu em Balneário Camboriú (SC) mais de 2.100 participantes e destacou-se pela alta qualidade das palestras e a participação expressiva de empresas do setor.

Roberto Quental Coutinho, presidente da ABMS, expressou grande satisfação com o resultado do evento. “A expectativa era grande e fizemos um esforço imenso. Estamos muito satisfeitos com o retorno recebido, tanto pela programação técnica, com excelentes palestrantes e convidados internacionais, quanto pela parte social e a infraestrutura oferecida no Expocentro Balneário Camboriú. A ABMS está muito feliz com o resultado alcançado”, afirmou.

O evento também foi palco de uma importante reunião do Conselho Diretor da ABMS, que definiu a diretoria para o biênio 2025-2026. Reeleito para o novo mandato, Coutinho destacou a responsabilidade de conduzir a ABMS no período que marcará a comemoração dos 75 anos da Associação. Assista à entrevista com Roberto Coutinho:

Vítor Faro, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2024, celebrou o êxito do evento, que superou as expectativas. “Alcançar mais de 2.100 inscritos me deixa muito realizado. As sessões técnicas, palestras e mesas-redondas têm tido grande aceitação, com auditórios sempre cheios, o que demonstra a relevância dos temas abordados”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da inserção de novas discussões, como a mesa-redonda sobre educação em engenharia, que destacou os desafios na formação de novos engenheiros geotécnicos.

Além do sucesso técnico, Faro destacou a importância da escolha do Expocentro Balneário Camboriú, que sediou o Cobramseg 2024, mesmo antes de sua inauguração oficial. “Este foi o primeiro evento científico realizado aqui, o que representou um grande desafio”, comentou. “Felizmente, o espaço atendeu a todas as nossas expectativas, com uma infraestrutura que proporcionou tanto a realização das sessões plenárias quanto a exposição técnica de forma ideal". Assista à entrevista com Vítor Faro:

Marcelo Heidemann, presidente do Núcleo Paraná/Santa Catarina da ABMS, falou sobre o orgulho e a responsabilidade de organizar o Cobramseg 2024 em Balneário Camboriú. "O sucesso do evento vem da própria história do Cobramseg, que é marcada por qualidade e tradição. Receber essa oportunidade da ABMS foi uma honra, mas também um grande desafio”, afirma.

Ele ressaltou ainda a importância de proporcionar uma experiência organizada e acolhedora, com uma infraestrutura que funcionou de maneira eficiente, desde o transporte até o credenciamento, assegurando uma experiência fluida e positiva para os congressistas. Confira a entrevista com Marcelo Heidemann:

Sabrina Alves, diretora da Projecta, empresa responsável pela organização do Cobramseg 2024, compartilhou detalhes dos desafios e da logística envolvida no evento. "Trabalhamos por dois anos desde o encerramento da edição de Campinas, e conseguimos atingir todos os nossos objetivos, como a venda completa dos estandes e patrocínios com meses de antecedência", destacou.

Ela também falou sobre a inclusão de empresas de mineração entre os expositores, algo inédito nas edições anteriores. "Isso elevou o evento a um novo patamar", afirmou, mencionando o crescimento no envolvimento dessas empresas, que se mostraram fundamentais para o sucesso da exposição técnica. Confira a entrevista com Sabrina Alves:

 

Leia também: 

Cobramseg 2024 reuniu 2.171 congressistas, 71 patrocinadores e 807 trabalhos. Veja os números

Ennio Palmeira mostra no Cobramseg que os geossintéticos são aliados do meio ambiente

Edifícios super altos representam tendência para as próximas décadas, afirma Harry Poulos no Cobramseg 2024

Patrocinadores elogiam organização e valorizam Cobramseg como oportunidade de negócios

Diretoria da ABMS é reconduzida para o biênio 2025-2026

Marcos Futai, como diretor financeiro, e Renathielly Brunetta, diretora do GeoJovem, farão parte da gestão 2025/26 da ABMS

Brasília será sede do próximo Cobramseg, marcado para agosto de 2026

Frank Pereira, diretor da Vale, detalha os avanços registrados na descaracterização de barragens de rejeitos

Cobramseg 2024: participantes elogiam organização e debates relevantes. Assista às entrevistas

Cobramseg 2024: participantes destacam aprendizagem, infraestrutura e oportunidades de networking

Cobramseg 2024: materiais das palestras e minicursos já estão disponíveis

 

(Foto: Nilva Damian_@2cksfotografias)

Temas relacionados: ABMS,