Cobramseg 2024 reuniu 2.171 congressistas, 71 patrocinadores e 807 trabalhos. Veja os números
03/10/2024
Os números do Cobramseg 2024 causam impacto. Em sua 21ª edição, realizada no Expocentro de Balneário Camboriú (SC), de 24 a 27 de setembro de 2024, o Congresso recebeu 2.171 participantes, distribuídos entre congressistas (1.563), visitantes (250) e expositores (358). A maioria dos congressistas (51,5%) era jovem e tinha entre 21 e 35 anos de idade. As patrocinadoras do Congresso somaram 71 empresas, entre as quais 63 montaram estandes na área de exposições que tinha quase 5 mil metros quadrados.
Foram apresentados 807 trabalhos técnicos de 21 áreas temáticas. Houve ainda 16 minicursos, seis palestras e duas competições. Junto com o Cobramseg foram promovidos também o X Simpósio de Mecânica das Rochas e o X Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens.
O Cobramseg, o mais bem-sucedido congresso geotécnico do país, é uma iniciativa histórica da ABMS. A edição de 2024 foi realizada sob a liderança do Núcleo Paraná/Santa Catarina e contou com o apoio do CBMR (Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas) da ABMS, além do acompanhamento e apoio da Diretoria Nacional da ABMS. O presidente da Comissão Organizadora é o engenheiro Vítor Pereira Faro.
O primeiro dia do Congresso (24/9) foi dedicado inteiramente aos minicursos ministrados por nomes como Roberto Coutinho (presidente da ABMS), André Assis (ex-presidente da ABMS e ex-presidente da Associação Internacional de Túneis, ITA), Faiçal Massad (ex-presidente da ABMS), Tarcísio Celestino (ex-presidente da ITA e do Comitê Brasileiro de Túneis), Paulo Albuquerque, Antonio Sergio Damasco Penna, Nilo Consoli, Carlos Medeiros, Fernando Danzinger, Wilson Conciani e outros especialistas consagrados de engenharia geotécnica do país. Veja aqui a relação dos temas e palestrantes dos minicursos.
O engenheiro geotécnico Ennio Marques Palmeira, agraciado com a Conferência Pacheco Silva, ministrou a sua palestra, abordando o tema Geossintéticos e meio ambiente: soluções sustentáveis e combate às mudanças climáticas. Acesse entrevista exclusiva com o professor Palmeira sobre o tema de sua palestra.
Veja outros números do Cobramseg 2024 nos quadros desta página. Fique atento para as novas reportagens que serão postadas nos próximos dias sobre o Cobramseg, com entrevistas com palestrantes, público presente e empresas patrocinadoras.
Leia também:
Cobramseg 2024: sucesso técnico e organizacional marca a edição em Balneário Camboriú. Assista
Ennio Palmeira mostra no Cobramseg que os geossintéticos são aliados do meio ambiente
Edifícios super altos representam tendência para as próximas décadas, afirma Harry Poulos no Cobramseg 2024
Patrocinadores elogiam organização e valorizam Cobramseg como oportunidade de negócios
(Foto: Nilva Damian_@2cksfotografias)
Temas relacionados: ABMS,