Congresso Colombiano de Geotecnia discutiu alterações climáticas
Os efeitos geotécnicos de alterações climáticas nos países tropicais foram o centro dos debates do XIV Congresso Colombiano de Geotecnia e da IV Conferência Sul-Americana de Jovens Engenheiros Geotécnicos. Os dois eventos aconteceram entre 15 e 17 de outubro de 2014 no Centro de Convenções do Villa Santa Maria, em Bogotá DC. A cerimônia de encerramento teve a presença de Jarbas Milititsky, vice-presidente para América Latina da ISSMGE (Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), e ex-presidente da ABMS.
O Congresso contou também com um curso de curta duração no dia 14/10, destinado a estudantes de pós-graduação anteriormente matriculados em eventos geotécnicos. O curso foi ministrado pelos professores Juan Carlos Santamarina, professor de Engenharia Civil e Ambiental do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Laurence Wesley, professor na Universidade de Auckland (Nova Zelândia), Gabriel Auvinet professor na Universidade Nacional Autônoma do México e Tawny Cascini professor da Universidade de Salerno (Itália).
Seções Técnicas
Houveram cerca de 70 apresentações técnicas. Entre os temas estavam questões como modelagem, fundações, estruturas geotécnicas e encostas, escavações subterrâneas, riscos geológicos, entre outros. As seções foram realizadas no auditório principal e sessões paralelas distribuídas entre o Auditório e o Auditório Paralelo.
Agenda
A abertura do evento aconteceu na quarta feira, 15 de outubro as 19:00 com um coquetel para todos os participantes. Houve um espaço dedicado à integração e intercâmbio dos participantes sobre as instituições de exposições técnicas e empresas que apoiaram o evento através de seus estandes e outros patrocínios.
A quinta-feira foi dedicada a eventos culturais apresentados no auditório. Na sexta-feira (17/10), ocorreu a cerimônia de encerramento com a participação do vice-presidente para a América do Sul da International Society for Soils Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE), Jarbas Milititsky, ex-presidente da ABMS. Houve tradução simultânea durante todo o Congresso.
Para informações adicionais,
acesse aqui Temas relacionados: