Congresso Ibero-Brasileiro de Geotecnia terá primeira edição com foco em sustentabilidade e tecnologia
12/07/2023
O Congresso Ibero-Brasileiro de Geotecnia terá sua primeira edição sediada em Lisboa, Portugal, no dia 23 de agosto de 2024. Com foco em sustentabilidade e monitoramento na geotecnia, o evento será uma união dos tradicionais Congressos Luso-Brasileiro e Luso-Hispânico.
Para Alexandre Pinto, presidente da Sociedade Brasileira de Geotecnia (SPG), a proposta é juntar os dois eventos, que já são bem desenvolvidos, e mostrar a força das três sociedades juntas. O congresso está sendo organizado pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), pela Sociedade Espanhola de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (SEMSIG) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), sob a coordenação geral da SPG.
Em fase inicial, a temática escolhida foi “Os Novos Paradigmas da Geotecnia”, que abrange sustentabilidade, tecnologia e serviços de geotecnia.
A programação do evento será dividida em três sessões para cada tema abordado, na primeira parte serão realizadas palestras especiais com convidados. A segunda parte contará com apresentações de artigos submetidos pelos associados e, no final do dia, será realizada a Lição Victor de Mello, tradicional do Congresso Luso-Brasileiro.
A organização desse encontro foi desenvolvida para coincidir com a XVIII Conferência Europeia de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica (ECSMGE 24), que acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, também em Portugal. Assim, os brasileiros podem rentabilizar a viagem e participar dos dois eventos.
Em breve serão divulgadas mais informações e condições de inscrição para os interessados. Fique ligado.
Temas relacionados: ABMS,