Entrevista com Nelson Aoki: sistema de medição da resistência da estaca durante a cravação - ABMS
images

Entrevista com Nelson Aoki: sistema de medição da resistência da estaca durante a cravação

Minas Gerais

28/10/2022

O professor Nelson Aoki, especialista em fundações e escavações, é um dos palestrantes do workshop "Problemas, Soluções e Inovações na Cravação de Estacas no Brasil", organizado pelo Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS, que está marcado para o dia 11/11, às 8h30, em Belo Horizonte.

Aoki irá apresentar um novo sistema de medição da resistência da estaca durante a cravação, sem a necessidade de instrumentação. Sobre o assunto, ele concedeu entrevista à equipe de comunicação da ABMS. Confira:

ABMS: Professor, pode dar uma breve explicação sobre o tema da sua apresentação no workshop?

Nelson Aoki: Na apresentação falarei sobre o controle da cravação de estaca com uma nova formulação que permite tirarmos os parâmetros para comprovar a carga admissível da estaca durante a execução da estaca. Esse controle deve ser feito de um modo bem simples. Ou seja, não mexendo no procedimento atual, o diagrama de gravação, normalmente feito durante a execução da estaca. Além disso, não mexendo durante todo o período de instalação da estaca no terreno.

A ideia é, só com esses dados, determinar a resistência, sem usar a tradicional nega de cravação. Ela é medida com uma fórmula durante o processo através de uma nega calibrada que, uma vez ajustada, pode ser utilizada em todas as estacas da obra.

ABMS: Por que esse sistema pode ser considerado uma inovação para o setor?

Nelson Aoki: A utilização dessa fórmula é uma inovação que irá facilitar a obtenção desses dados, sem fazer a instrumentação durante a cravação. No final, isso diminui o custo de controle, de tal maneira que tenhamos um valor de resistência medido sem instrumentação, que tem um custo bastante razoável. O único custo desse novo procedimento é a calibração do processo na primeira estaca cravada na obra. É um procedimento que vai aumentar a confiabilidade e diminuir o custo, pois a cravação é feita com o comprimento mínimo necessário para atingir o fator de segurança exigido pelas normas em uma obra de estacas cravadas.

ABMS: Professor, poderia fazer um convite aos interessados em participar do workshop?

Nelson Aoki: Gostaria de convidar os colegas que trabalham com cravação de estacas para assistir ao evento. Ele também servirá como A.T.O durante a fase de instalação da estaca na obra. Esse procedimento permite conhecer a curva carga recalque estática obtida no final da cravação de cada estaca e, a partir dessa curva, podemos determinar a carga de ruptura de das estacas. Será uma oportunidade de troca de conhecimento muito importante.

Conheça o perfil de todos os palestrantes. 

Saiba mais sobre o evento e inscreva-se.

Temas relacionados: