Espaço Corporativo: Geocontrole fecha parceria com a finlandesa Paalupiste para lançar a Rotopile
01/04/2022
A empresa Geocontrole, associada à ABMS, apresenta no Espaço Corporativo nova parceria com a finlandesa Paalupiste, fabricante de estacas helicoidais. Em conjunto, as duas estão lançando a empresa Rotopile, especializada no desenvolvimento de projetos sustentáveis de fundações com estacas helicoidais. Confira mais detalhes a seguir.
A Geocontrole, multinacional portuguesa especializada em soluções em geotecnia e geologia, com 10 mil projetos em 14 países, firmou uma importante parceria com um dos maiores fabricantes europeus de estacas helicoidais, a Paalupiste, que tem sede na Finlândia, país referência no mundo em sustentabilidade.
Juntas, Geocontrole e Paalupiste fundaram a Rotopile, empresa que fabrica, comercializa e desenvolve estacas helicoidais, solução ambientalmente adequada para projetos de engenharia de fundações.
A Rotopile chega ao mercado mundial no momento em que União Europeia (UE) vem exigindo um forte posicionamento de empresas e países para a questão da sustentabilidade, inclusive para aqueles além das suas fronteiras.
Com dois meses de atuação a empresa já conta com o seu primeiro projeto em execução na Villa Lagoa Formosa, em Santa Katharina, no litoral de Portugal, mais precisamente na Praia da Comporta. Atualmente, essa praia é considerada a mais sofisticada e badalada da Europa, atraindo celebridades e milionários do mundo inteiro. A praia da Comporta tem mais de 40 km de extensão, possui águas transparentes e tem um lindo beira-mar, cercado de verde. Além disso, a infraestrutura é excelente, com restaurantes que oferecem uma grande variedade de opções, das mais simples até as mais elaboradas.
Além de Comporta, há mais três projetos em andamento em Portugal, outro em Roma, na Itália, e um Resort em Moçambique, na África.
Brasil na rota de novos projetos
A nova empresa entra para o mercado, e neste primeiro momento coloca o Brasil e países da América do Sul na rota da sua internacionalização, já que a Geocontrole também possui relevante posicionamento em território brasileiro. A empresa possui sede em Belo Horizonte (MG) e desenvolve projetos em diversos estados para clientes como Samarco, ArcelorMittal, Usiminas, Gerdal, Anglogold Ashanti, Andrade Gutierrez, AngloAmerican, CSN, entre outros.
“A Rotopile nasce de uma forma singular através de duas empresas respeitadas em seus nichos e por apostar no mercado com recursos e tecnologias mais avançadas em estacas helicoidais”, explica Nelson Beiró, que é o administrador global da Geocontrole. Segundo ele, a utilização de estacas helicoidais surgiu quase na metade do século XIX, mas para uso em pequenas fundações. “Com o tempo, este recurso foi ganhando adaptações, novos estudos e hoje temos uma das tecnologias mais avançadas para obras como esta realizada no litoral de Portugal. Aqui no Brasil, por exemplo, o seu uso é recente, um mercado pouco explorado”, diz.
No Brasil, a costa litorânea possui vastos 8.500 km de área, abrangendo 17 estados e mais de 400 cidades, além de distritos e vilarejos. Banhado pelo Oceano Atlântico, todo o litoral brasileiro é considerado um patrimônio nacional, e de acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, o parágrafo 4º destaca que por ser um patrimônio, a sua utilização se dará, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação ambiental, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
“Vivemos constantes transformações, e sem dúvida, uma das maiores revoluções a que a humanidade assistirá nas próximas décadas está ligada à neutralidade carbônica em tudo aquilo que fizermos. Já atentos, assumimos um papel sustentável na atuação de compromisso com as futuras gerações das cidades pelo litoral Brasil que possuem projetos ou obras em fase de planejamento”, enfatiza.
Ainda segundo Beiró, na engenharia geotécnica e na engenharia de fundações é necessário a busca constante de soluções mais limpas e menos invasivas. “Uma grande vantagem das estacas helicoidais é, sem dúvida, a sua velocidade de execução sem impactos prejudiciais ao meio ambiente, o que tem chamado bastante a atenção de empresários”, conclui.
A Geocontrole
Com mais de quatro décadas, a Geocontrole é fruto de um projeto ambicioso. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, atua na área de consultoria e prospecção geotécnica, fundações especiais, observação e instrumentação de obras geotécnicas, controle da qualidade de materiais e laboratório de mecânica de solos, rochas e betões.
*Conteúdo de responsabilidade da Geocontrole
Temas relacionados: ABMS,