Evento discutirá relação entre chuvas e deslizamentos nas encostas do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
19/02/2026
A ABMS apoia a realização do evento “Quando a chuva vira risco: 24 anos de dados revelam os limiares dos deslizamentos no Rio”, que ocorrerá no dia 24 de fevereiro de 2026, das 18h às 20h, em formato híbrido (presencial e online).
O encontro é promovido pela Divisão Técnica de Geotecnia (DTG) do Clube de Engenharia do Brasil, com apoio da Fundação GeoRio, da ABGE – Núcleo RJ, da ABMS – Núcleo RJ e da Divisão Técnica de Geologia e Mineração (DGM).
O evento apresentará os resultados de um estudo baseado em 24 anos de dados (1999–2022), que analisou informações de 33 pluviômetros, 6.671 deslizamentos e 14.402 inspeções técnicas, evidenciando a relação entre a intensidade das chuvas, a precipitação acumulada e a ocorrência de movimentos de massa nas encostas da cidade do Rio de Janeiro.
A palestra será ministrada por Desirée Christine de Oliveira e Silva, engenheira geotécnica (Uerj, Coppe/UFRJ), docente no Cefet-RJ e coordenadora na Geocoba, que apresentará a correlação entre chuva e deslizamentos, os limiares críticos por região da cidade, os sistemas de alerta mais eficazes e os critérios para decisões mais seguras em áreas suscetíveis.
Informações do evento
Presencial: Clube de Engenharia do Brasil – Av. Rio Branco, 124, 22º andar Online: Transmissão ao vivo pelo YouTubeInscrições (Sympla) para o evento presencial:https://www.sympla.com.br/evento-online/quando-a-chuva-vira-risco-24-anos-de-dados-revelam-os-limiares-dos-deslizamentos-no-rio/3289482
Link da transmissão no YouTube:https://www.youtube.com/watch?v=YOf6Ue7Iljg
Temas relacionados:


