Ex-presidente do Núcleo Bahia da ABMS, Luis Edmundo Campos participou de live do Instituto de Engenharia do Paraná - ABMS
images

Ex-presidente do Núcleo Bahia da ABMS, Luis Edmundo Campos participou de live do Instituto de Engenharia do Paraná

Bahia

26/10/2020

O ex-presidente do Núcleo Bahia da ABMS, Luis Edmundo Campos, foi um dos palestrantes de um encontro online promovido pela Câmara Técnica de Sistemas Construtivos e Habitação através do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) no último dia 24/10. Ele e demais especialistas da engenharia civil debateram sobre a "Ocupação Urbana Em Áreas De Risco - Deslizamentos De Terra".

Luis Edmundo Campos é conselheiro da ABMS, mestre em geotecnia pela PUC-RJ e professor titular aposentado da UFBA. Atualmente, é presidente do CREA-BA.

Em sua apresentação, Luis Edmundo falou sobre os fatores condicionantes que podem ocasionar um deslizamento, sendo eles: carregamentos verticais, descarregamentos laterais, elevações de pressão neutras, saturações e intemperismo.

O engenheiro finalizou sua apresentação reforçando que a infiltração é um dos principais gatilhos que devem ser controlados para a diminuição dos deslizamentos e evitar ocupações urbanas em áreas de risco.  O bate-papo foi mediado pelo engenheiro Rodrigo Pasqual e também contou com apresentação dos engenheiros Antônio Carlos Cambri Junior e Tennison Freire.

Assista à gravação do IEP Talks:

https://www.youtube.com/embed/E9SskdKQExg

Temas relacionados: