Faleceu no dia 17/4 o engenheiro Fernando Franciss, que recebeu da ABMS o Prêmio Terzaghi - ABMS
images

Faleceu no dia 17/4 o engenheiro Fernando Franciss, que recebeu da ABMS o Prêmio Terzaghi

18/04/2022

Faleceu no dia 17 de abril deste ano, aos 87 anos, o engenheiro geotécnico Fernando Olavo Franciss. Entre tantos prêmios e títulos recebidos ao longo de sua consagrada carreira profissional e acadêmica, Franciss foi agraciado pela ABMS com o Prêmio Terzaghi, uma das mais importantes distinções da Associação, em 1978/79.

Franciss graduou-se em 1958 em engenharia civil pela PUC-Rio. Fez pós-graduação em geologia aplicada na Universidade de Grenoble, França, em 1961. Em 1970, concluiu PhD em engenharia civil, também na Universidade de Grenoble. Iniciou sua carreira profissional em 1958 na Sondotécnica, onde ficou até 1991. Depois passou a atuar na PROGEO - Consultoria de Engenharia.

Foi professor da PUC-Rio, professor convidado da Universidade de São Paulo e da Universidade de Grenoble. Publicou livros sobre diversos temas técnicos sobre mecânica estrutural e geotécnica, hidráulica de meios permeáveis, túneis em rochas brandas, gerenciamento de risco geotécnico e muitos outros.

Participou ativamente da ABMS, dos comitês da ABMS (Mecânica das Rochas e Túneis), da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISMR), do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Ocupou a presidência e outras funções importantes no âmbito de algumas dessas organizações.

Além do Prêmio Terzaghi, concedido a ele pela ABMS, Franciss recebeu também, em 1988, o Prêmio Victor Leinz, da ABGE. Em 2016, recebeu o 6º Prêmio Milton Vargas, categoria profissionais do ano, e, em 2018, o NEXA (ex-Votorantin Metais), Prêmio de Reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento técnico da indústria.

Franciss foi presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas durante o biênio 1996-1998. A Diretoria da ABMS, em nome de todos os seus associados, presta suas homenagens ao grande geotécnico que foi Fernando Olavo Franciss. A equipe de comunicação da ABMS fará em breve nova reportagem para dar mais detalhes sobre a carreira deste grande geotécnico.

 

Temas relacionados: ABMS,