Geocentro 2019 abordou Segurança e Sustentabilidade em Obras Geotécnicas - ABMS
images

Geocentro 2019 abordou Segurança e Sustentabilidade em Obras Geotécnicas

Notícias

10/06/2020

A 5ª edição do Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica na Região Centro-Oeste - Geocentro 2019 foi realizada entre os dias 24 e 26 de outubro de 2019. Organizado pelo Núcleo Centro-Oeste da ABMS, o Simpósio teve como principal objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos e a interação com a sociedade. O tema central do evento foi "Segurança e Sustentabilidade em Obras Geotécnicas". Apesar de ser um evento regional, o Geocentro 2019 teve alcance nacional e internacional. Participaram do evento pesquisadores de 18 estados brasileiros. O Simpósio também contou com a presença ilustre da pesquisadora Christiane Dias Pereira, da Universidade Técnica de Braunchweig (TUBS), da Alemanha. Além de promover discussões técnicas de alta qualidade, o Simpósio também se mostrou como uma oportunidade para discutir o cenário atual da engenharia geotécnica brasileira, que sofre um processo inaceitável de desvalorização profissional. Mais de 250 pessoas, dentre estudantes, profissionais e acadêmicos, participaram do Geocentro 2019.

Programação técnica

O evento foi marcado por quatro minicursos, oito sessões técnicas, quatro mesas-redondas e 13 palestras. Durante as sessões, houve ainda o lançamento do livro "Gestão de Riscos - Empreendimentos Complexos", escrito pelo ex-presidente da ABMS, engenheiro André Pacheco de Assis, e pelos engenheiros Fernando Olavo Franciss e Roque Rabechini Jr. As sessões realizadas durante o Geocentro 2019 abordaram os seguintes temas: "Fundações, Escavações e Contenções Urbanas", "Barragem de Terra, Enrocamento e Rejeitos", "Pavimentação e Infraestrutura Urbana" e "Geotecnia Ambiental e Sustentabilidade". Minicursos

Os quatro minicursos promovidos durante o Geocentro 2019 foram baseados no conhecimento e na experiência de grandes profissionais e pesquisadores. O engenheiro Paulo Henrique Dias, que foi vice-presidente da ABMS, abordou o tema "Técnicas de Tirantes e Grampos". O tema "Patologia e Reforço de Fundações e de Estruturas" foi ministrado pelo professor Dickran Berberian, da empresa INFRASOLO. O professor João Paulo Souza Silva, da Universidade Federal de Goiás, abordou o tema "Avaliação de Patologias em Revestimento Asfálticos". E "Geossintéticos em Engenharia" foi o assunto abordado no minicurso conduzido pelo professor Gregório Luís Silva Araújo, da Universidade de Brasília.

Produção científica foi destaque

Geocentro 2019 foi palco de apresentação de mais de 70 artigos científicos. Os anais do evento foram registados com o ISBN 978-85-67950-06-8. Os interessados em conhecer a produção científica apresentada durante o evento podem acessar os Anais do Geocentro 2019 clicando aqui.

Apoiadores

O sucesso do evento foi alcançado graças também ao suporte das empresas patrocinadoras, das universidades e dos órgãos públicos que apoiaram a realização do Simpósio. Foram patrocinadoras do Geocentro 2019 as empresas Geobrugg, Huesker, Solotrat, Incotep, Dywidag-Systems Internacional e EMBRE. O Simpósio contou também com o apoio das seguintes instituições de ensino superior: Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Goiás (UFG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Tocantins (UFTO), Unifasc (GO), Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), IESB (Brasília-DF), IESPLAN (Brasília-DF) e Universidade Paulista (UNIP). A Agência Nacional de Águas (ANA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Cooperação para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (ProteGEEr) também apoiaram o Geocentro 2019.

Temas relacionados: Geocentro 2019,