GEOMIN 2023 voltou com sucesso ao formato presencial - ABMS
images

GEOMIN 2023 voltou com sucesso ao formato presencial

Minas Gerais

17/11/2023

A edição do GEOMIN de 2023 marcou o retorno do evento ao formato presencial, após a realização em formato virtual devido à pandemia da Covid 19. Organizado pelo Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS e o Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da UFOP, a quarta edição do encontro aconteceu de 24 a 26 de outubro em Ouro Preto (MG) e contou com a participação de 500 profissionais de diversas partes do país e do exterior. A parceria entre o Núcleo e a Universidade acontece desde a primeira edição do evento e é tradição mantê-lo sediado em Ouro Preto. 

O evento é centrado em engenharia geotécnica aplicada à mineração. Foram apresentados estudos de caso como forma de compartilhar experiências de sucesso e desafios enfrentados pela indústria de mineração.

Fernando Saliba, presidente do Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS, afirma em entrevista à comunicação da ABMS que o GEOMIN 2023 teve alcance nacional, atraindo pessoas de diversas partes do país. Isso mostra, para ele, a importância e reconhecimento do evento além das fronteiras estaduais e consolida sua relevância e representatividade. “Essa amplitude geográfica enriqueceu as discussões e contribuiu para a diversidade de perspectivas”, pontua Saliba.

O GEOMIN é um evento singular no Brasil. Diferencia-se de outros encontros técnicos por não gerar artigos científicos. Seu enfoque é eminentemente prático. O propósito é conduzir discussões e trocas de experiências a partir da apresentação de estudos de caso, com foco no compartilhamento de experiências. Fernando Saliba esclarece que o evento tem uma limitação temática, concentrando-se na mineração brasileira que é muito relevante no estado de Minas Gerais.

Essa especificidade é uma decorrência natural das características da região, em que a extração mineral é uma atividade econômica de grande importância e enfrenta desafios particulares. “Essa abordagem direcionada tem permitido ao GEOMIN cumprir um papel significativo na abordagem e resolução de desafios específicos desses setores em Minas Gerais”, explica o presidente do Núcleo.

Dentre os principais temas abordados em 2023, destaca-se a questão da resistência não drenada, associada à liquefação de solos residuais. Outro assunto de grande destaque foi o empilhamento de rejeitos. 

1° ICGTM2023

Nessa edição do GEOMIN, ocorreu também a 1ª ICGTM2023 (Conferência Internacional de Geotécnica de Rejeitos e Resíduos de Mineração), organizada pelo Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS e o TC-221 da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE). 

O encontro adicionou mais complexidade e conteúdo ao GEOMIN, estabelecendo uma conexão mais ampla com a comunidade global da mineração e da engenharia geotécnica. “A entrada da Conferência internacional agregou uma nova perspectiva ao nosso encontro, ampliando o espaço para o debate de temas como os rejeitos e resíduos de mineração”, pontua Saliba.

Ele explica que a união dos dois eventos permitiu a realização de sessões exclusivas, em que os participantes compartilharam uma mesma sala. Houve outros momentos, no entanto, em que os presentes foram divididos para participar de sessões específicas. Essa dinâmica promoveu uma colaboração entre os dois eventos e enriqueceu a experiência de todos os participantes.

A união dos dois encontros demandou ajustes na programação para garantir uma integração mais harmônica. Houve, nas palestras internacionais, apresentações de uma hora para cada convidado. Temas como rupturas de barragem e questões envolvendo solo não-saturados foram abordados. Essa dinâmica representou uma mudança em relação ao formato tradicional do GEOMIN, marcado por palestras curtas para provocar o debate e envolver ativamente o público. Essa inovação foi, no entanto, bem aceita pelo público presente.

“A mistura desses dois eventos proporcionou uma experiência enriquecedora para todos”, afirma Saliba. “Combinou o melhor dos dois mundos e promoveu um ambiente de aprendizado e networking mais abrangente”.

O evento contou com a presença do professor Roberto Coutinho, presidente da ABMS, que enfatizou a perfeita organização, o brilhantismo e a importância das temáticas trabalhadas nos dois eventos, além da oportunidade de integração entre os participantes brasileiros e estrangeiros.

Networking

A presença física dos participantes confere ao encontro uma força adicional. Proporciona trocas mais significativas e abre caminho para o compartilhamento mais aprofundado de informações. O contato direto durante o encontro permitiu também que os patrocinadores pudessem interagir de maneira mais efetiva com os participantes. Desse relacionamento surgiram conexões valiosas que devem gerar frutos nos próximos meses.

No GEOMIN 2023, foi possível reintroduzir um momento de descontração, através de um happy hour, que incluiu bebidas e petiscos típicos de Minas Gerais. "Foi uma oportunidade para que todos pudessem interagir e discutir de maneira mais informal e direta”, explica Saliba.

Como forma de tornar o conteúdo acessível para os associados da ABMS, as palestras que aconteceram durante o evento estarão disponíveis em breve no site do Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS: https://nrmg-abms.com/ 

Confira a galeria de fotos do evento aqui.

Temas relacionados: