GeoRS 2022 reúne mais de 300 pessoas na Universidade Federal de Santa Maria
27/10/2022
O XI Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul (GEORS 2022) aconteceu entre os dias 13 e 14 de outubro. Organizado pelo Núcleo Regional Rio Grande do Sul da ABMS, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da USFM (PPGEC), o evento contou com a presença de pelo menos 15 diferentes universidades do estado do RS e mais de 300 pessoas.
O seminário reuniu alunos de graduação, pós-graduação, entidades de classe e diversas empresas. Além da apresentação de artigos técnicos selecionados, aconteceu também a 4ª edição do GEOBOWL, tradicional jogo de perguntas e respostas sobre geotecnia e mecânica dos solos. "Conseguimos fazer uma integração muito boa. A reposta dos congressistas foi excelente”, comenta Magnos Baroni, presidente do GEORS 2022. “Tivemos a participação de pessoas envolvidas com a engenharia geotécnica de diferentes núcleos, universidades e regiões".
Luis Edmundo Campos, professor titular da Universidade Federal da Bahia, comenta que o entrosamento entre as pessoas no evento foi de muita valia. “O ambiente estava ótimo, conversas tranquilas, contato próximo com as pessoas. Foi um dos melhores eventos com foco nos estudantes de que já participei", diz.
A congressista Estefany Conceição, aluna de engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), conta que foi a sua primeira vez em um congresso. "Antes eu tinha medo de não entender, mas as palestras do GeoRS foram muito acessíveis, inclusivas e com assuntos muito pertinentes. Adorei as sessões temáticas, foi uma experiencia incrível. É um evento que abre o horizonte de qualquer estudante".
Raquel Castro, estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), também elogiou o Congresso. "A estrutura, o cronograma e a organização estavam bem sincronizados. O evento foi muito dinâmico apesar de muito conteúdo para absorver. É um grande complemento para quem está na graduação".
O GeoRS 2022 contou com palestras de Fernando Schnaid, presidente da ABMS, Frederico Falconi, vice-presidente da ABMS, Rinaldo Pinheiro, presidente do Núcleo Rio Grande do Sul, Luis Edmundo Campos, professor titular da Universidade Federal da Bahia e Ex-presidente do Núcleo Bahia, Lucas Bueno, professor da UFSM, campus Cachoeira do Sul, Bruno Denardin da Rosa, representando a Geobrugg, e Maria Eugênia Boscov, professora titular da USP.
Magnos Baroni, presidente do evento, ressalta a importância dos patrocinadores. "Agradecemos o apoio de todos os patrocinadores e apoiadores: Geobrugg, Estaq Sondagens e Fundações, FGS Geotecnia, Mútua-RS, Geocetro, Incotep Sistemas de Ancoragem, MLF Engenharia e Projetos, SF Engenharia Diferenciada, DYWIDAG, Nervis Engenharia e Maccaferri. O apoio de todos, em conjunto com as Universidades e a ABMS, foi a base para o sucesso do congresso”.
Temas relacionados: ABMS,