Inscrições para o GEOMIN 2023 com preços mais acessíveis até 30/9
Minas Gerais
15/08/2023
As inscrições para o GEOMIN 2023 estão abertas, com preço mais acessível até o dia 30 de setembro. O evento é focado em Geotecnia Aplicada à Mineração e ocorrerá entre os dias 24 e 26 de outubro em Ouro Preto, Minas Gerais. O GEOMIN é um encontro técnico entre acadêmicos, empresas e instituições atuantes no campo da engenharia geotécnica aplicada à mineração. O objetivo é promover, contribuir e fomentar a pesquisa, a inovação o desenvolvimento tecnológico na área.
Nessa edição, acontecerá também a 1ª ICGTM2023 (Conferência Internacional de Geotécnica de Rejeitos e Resíduos de Mineração), promovida pelo Núcleo Regional de Minas Gerais da ABMS, em parceria com a Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) e seu Comitê Técnico TC221 de Rejeitos e Resíduos de Mineração. A conferência contará com a participação de profissionais de outros países no fórum de discussão.
Os principais temas abordados estão relacionados à “Disposição de Rejeitos, Pilhas de Estéril, Taludes de Cava e Lavra Subterrânea” e serão discutidos nas seguintes seções técnicas do GEOMIN:
- Requisitos Normativos e Legislação
- Governança e Gestão de Riscos
- Construção, Operação e Fechamento – Desafios
- Monitoramento, Novas Tecnologias e Investigações geotécnicas
- Pilhas de rejeitos desaguado/filtrado
- Mecânica dos Solos, Modelos Constitutivos e Análises
- Pilha de Estéril
- Geomecânica de Maciços Rochosos
As palestras técnicas serão apresentadas por convidados internacionais: Adrian Russell, Austrália; Wlademar Świdziński, Polônia; Luis Torres-Cruz, África do Sul; Luis Valenzuela, Chile; e Susumu Yasuda, Japão.
A ICGTM2023, que ocorrerá a cada dois anos em diferentes países, terá a palestra principal ministrada por um profissional área de geotecnia de rejeitos. Nessa edição, será o engenheiro civil Andy Fourie, mestre em engenharia pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul.
Os responsáveis pelas outras palestras serão: Adrian Russell, professor de engenharia geotécnica na Unsw Sydney; Waldemar Świdziński, diretor do Instituto Hidro-Engenharia da Academia Polonesa de Ciências; Luis Torres-Cruz, PhD em engenharia geotécnica pela Wits University em Joanesburgo, África do Sul; Luis Valenzuela, engenheiro civil pela Universidad de Chile e mestre em mecânica dos solos pelo Imperial College of Science and Technology, Universidade de Londres; Susumu Yasuda, professor emérito da Tokyo Denki University; Gerald Verbeek, presidente da Verbeek Management Services; Luiz Paniago Neves, geólogo pela Universidade de Brasília; Paula Azevedo de Castro, sócia da área de mining e da prática de gerenciamento de risco do escritório Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados.
O evento contará com duas mesas redondas, a primeira com o tema “Critérios de projeto e operação de pilhas de rejeito filtrado”, e terá participação de Paulo Ricardo Behrens da Franca, engenheiro e geólogo, Paulo Cella, diretor da BVP Engenharia, e de Luiz Guilherme de Mello, engenheiro civil.
A segunda mesa redonda abordará o tema “Fundações em climas tropicais e temperados – Comportamento não drenado de materiais”. Terá a participação do engenheiro Fernando Schnaid, ex-presidente da ABMS, e do engenheiro Fernando Marinho, professor da Escola Politécnica da USP.
O evento é promovido pelo Núcleo Regional de Minas Gerais da ABMS, em parceria com a Escola de Minas da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto.
As inscrições para participar do GEOMIN 2023 podem ser realizadas através do site do evento. Acesse aqui.
Temas relacionados: