Cobramseg 2024 é lançado em São Paulo com discussão sobre inovação e tecnologia - ABMS
images

Cobramseg 2024 é lançado em São Paulo com discussão sobre inovação e tecnologia

10/11/2022

O Cobramseg 2024 vai acontecer em Balneário Camboriú (SC). O lançamento oficial do Congresso aconteceu no dia 3/11, em São Paulo, em um evento que reuniu representantes de empresas do setor de geotecnia para uma mesa-redonda sobre Inovação e Tecnologia na GeoEngenharia. Na discussão, indústria e academia estavam presentes debatendo o futuro da engenharia.

Mediada por Fernando Schnaid, presidente da ABMS, a mesa-redonda começou com a apresentação de Marcos Massao Futai, geotécnico e professor da USP. Ele mostrou ao público diversas tecnologias já existentes que podem ser utilizadas na engenharia, em especial na geoengenharia. Alguns exemplos são o uso da inteligência artificial para auxiliar na análise de dados colhidos por drones, uso de gêmeos digitais para projetar estruturas ou analisar fissuras, uso de armazenamento em nuvem e tantos outros.

Em seguida, Luciano Soares de Oliveira, gerente técnico-comercial da G2Base, associada mantenedora da ABMS, apresentou a empresa e falou sobre as inovações trazida para o mercado de fundações, como o perfil estrutural, um manipulador de escavadeira, telemetria e outros. Confira aqui entrevista completa com Luciano Soares de Oliveira.

Na sequência, a professora Cristina Tsuha, da USP São Carlos, elencou algumas áreas de geotecnia em que a inovação é urgente. Gestão de dados, sustentabilidade e gestão da energia foram alguns pontos citados pela geotécnica. Para ela, “os geotécnicos serão protagonistas na busca de soluções sustentáveis para as cidades”.

Bruno Delgado, especialista em geotecnia da Vale, associada mantenedora da ABMS, encerrou as exposições apresentando o setor de geotecnia da empresa e falando sobre o futuro das empresas no Brasil. Para Bruno, é fundamental que as empresas pensam e planejam o que esperam para o futuro. “A Vale é uma mineradora ou uma empresa que oferece soluções para a indústria de base?”, questionou. Ele falou ainda sobre as barragens de rejeitos da Vale e o trabalho que vem sendo realizado para o fechamento dessas estruturas, ressaltando a importância do trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Assista à entrevista que Bruno Delgado concedeu à comunicação da ABMS.

Ao final, houve uma rica discussão geotécnica com os debatedores respondendo às perguntas do público.

Antes do coquetel de confraternização, Vitor Faro, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2024, apresentou as oportunidades de negócios que o Congresso oferece para as empresas do setor. Assista aqui à entrevista de Vitor Faro falando sobre o próximo Cobramseg.

Veja também Fernando Schnaid fazendo um balanço do evento.

Temas relacionados: ABMS,