ABMS divulga nota de solidariedade ao Rio Grande do Sul
04/05/2024
A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) se solidariza com a população gaúcha em virtude do presente evento climático que nos assola. O governador decretou estado de calamidade e mais de uma centena de municípios também estão na mesma situação. As informações até o momento convergem para a maior catástrofe natural já registrada no estado, com precipitações que já atingiram marcas históricas muito acima das condições de segurança normal de nossa infraestrutura.
Dentre os desastres registrados: enchentes, arraste de edificações, colapsos de pontes, ruptura de barragem (dezenas de alertas), ruptura de canais, ocorreram também diversos eventos geotécnicos como ruptura de aterros rodoviários e centenas de deslizamentos de taludes e encostas e corridas de lama e detritos. Essas são as causas da imensurável e lamentável perda de vidas e material.
Neste momento triste, nos cabe a solidariedade às vítimas.
A segurança destas intervenções, sejam em caráter emergencial ou de reconstrução, passa obrigatoriamente pela boa prática da engenharia. Neste sentido a ABMS se coloca inteiramente a disposição para ser a ponte entre a sociedade e a engenharia a fim de auxiliar em uma retomada segura das atividades e da reconstrução da infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul.
Estamos em contato com a Defesa Civil oferecendo nosso suporte à valorosa atuação destes profissionais, e nos colocamos da mesma forma a disposição da sociedade gaúcha.
Porto Alegre 03 de maio de 2024.
Presidência ABMS-RS
Presidência da ABMS-Nacional
Temas relacionados: ABMS,