Núcleo Centro-Oeste: evento técnico destaca desafios e inovações na construção de edifícios altos - ABMS
images

Núcleo Centro-Oeste: evento técnico destaca desafios e inovações na construção de edifícios altos

Centro-Oeste

01/04/2025

O evento técnico “Edifícios Altos: Reflexos e desafios para fundações, concreto e transporte vertical”, realizado no dia 13 de março de 2025, reuniu especialistas, engenheiros e profissionais do setor da construção civil para discutir os principais avanços e desafios na construção de edifícios de grande altura. Com foco no projeto do Senna Tower, anunciado como o maior arranha-céu residencial do mundo, que será construído pela FG Engenharia.

Organizado pelo Núcleo Regional Centro-Oeste da ABMS, em parceria com o Sinduscon-DF, o encontro destacou o impacto das tecnologias utilizadas no Senna Tower e as soluções técnicas adotadas para enfrentar os desafios impostos por um projeto de mais de 500 metros de altura, que será erguido na orla de Balneário Camboriú (SC).

Participação expressiva

Por volta de 250 pessoas participaram do evento. A alta demanda mostrou o grande interesse da comunidade técnica e acadêmica em discutir os desafios relacionados à construção de edifícios altos. "O auditório ficou praticamente lotado e isso foi muito positivo para a troca de conhecimentos", diz o engenheiro Carlos Medeiros, ex-presidente do Núcleo Centro-Oeste e um dos organizadores do evento.

Principais temas abordados

O encontro contou com a participação de renomados especialistas, entre eles o engenheiro Ricardo Born, responsável pelas fundações do Senna Tower, o engenheiro Luiz Roberto Prudêncio, que destacou os avanços tecnológicos no uso de concreto de alta resistência, e o também engenheiro Renato Cortopassi, que destacou os desafios enfrentados no dimensionamento das fundações de edifícios altos construídos no Centro Oeste do Brasil .

Além deles, Juvenal Pereira, representante da Kone no Brasil, uma das maiores empresas do setor no mundo, apresentou as inovações no transporte vertical, abordando as complexidades de vencer alturas de até 1000 metros com eficiência e segurança.

Na foto, estão presentes Juvenal  Antunes Pereira, Carlos Medeiros, Luiz Roberto Prudêncio, Renato Cortopassi e Ricardo Born, respectivamente.

O evento abordou os principais desafios técnicos enfrentados na construção do Senna Tower, com destaque para a implementação da tecnologia Tuned Mass Damper (TMD), um sistema pioneiro na América Latina que reduz as vibrações causadas por ventos fortes, terremotos ou movimentações mecânicas, garantindo estabilidade estrutural e conforto aos moradores.

Além disso, foram discutidos avanços na engenharia de fundações e concreto, com destaque para a resistência elevada do concreto empregado, que chega a 70 MPa nas fundações e 100 MPa na superestrutura com módulos de até 50 GPa. "As palestras foram técnicas e maravilhosas. No transporte vertical, foi mostrado, genericamente,  as dificuldades envolvidas para vencer 500 metros em 60 segundos, com uso de inteligência artificial e materiais especiais como, por exemplo, cabos de fibra de carbono ", destacou Medeiros.

Integração e repercussão nacional

Além da forte presença local, o evento também atraiu participantes de outras regiões do Centro-Oeste, como Goiânia (GO), onde há um significativo número de edifícios altos em construção. A interação entre especialistas e a comunidade acadêmica proporcionou uma troca de conhecimentos valiosa, consolidando o evento como um marco na agenda técnica da engenharia civil e geotécnica.

Carlos Medeiros destacou que o Senna Tower representa um divisor de águas para a engenharia nacional, não apenas pelo porte, mas pelas inovações tecnológicas envolvidas. "Os desafios enfrentados nesse projeto, que começam pelas fundações e se estendem ao transporte vertical e ao concreto de alta resistência, são inimagináveis para a engenharia nacional", afirmou o engenheiro. 

Ele também ressaltou: “A expertise envolvida no empreendimento traz uma transformação significativa para a engenharia brasileira". Segundo ele, a realização de mais eventos semelhantes está prevista, especialmente no contexto do Cobramseg 2026, que ocorrerá em Brasília.

Temas relacionados: