Núcleo Rio busca aproximação com jovens e planeja palestras mensais para o biênio
Notícias
08/05/2017
A Diretoria do Núcleo Rio de Janeiro da ABMS quer acelerar as suas atividades ao longo do ano. O Núcleo irá promover um grande número de palestras com o propósito de atrair o público jovem. A engenheira Ana Cristina Sieira, presidente do Núcleo, informa que haverá no mínimo uma palestra por mês para reunir a comunidade e, principalmente, conquistar o público jovem.
"Procuramos manter o foco nos jovens", ressalta Ana Cristina. "Queremos que eles percebam a importância de participar de uma entidade técnica tão importante quanto a ABMS. Dentro da associação, esses jovens vão conviver lado a lado com profissionais consagrados e com algumas das principais empresas do setor".
Como parte desse movimento de aproximação, o Núcleo Rio quer apoiar a realização de eventos nas universidades, bem como visitas técnicas. A Diretoria enxerga neste apoio mais uma oportunidade para se comunicar diretamente com os estudantes.
Já para os eventos organizados pelo Núcleo, a ideia é reunir o público do Rio para confraternizar e discutir assuntos geotécnicos.
No mês de maio, o Núcleo já tem um evento marcado que terá como tema a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. O palestrante será o engenheiro Pedro França. O encontro é uma parceria do Núcleo Rio com o Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), o Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR) e o Clube de Engenharia.
O GeoCarioca também já está sendo programado pelo Núcleo. O evento ocorrerá em dezembro deste ano. Em breve, o Núcleo divulgará mais detalhes sobre o próximo Simpósio de Engenharia Geotécnica do Rio de Janeiro, que reunirá profissionais e acadêmicos para debater assuntos geotécnicos importantes para aquele estado.
Abertura do Biênio 2016-2017
Em março de 2017, o Núcleo Rio deu início às suas atividades com uma palestra no Clube de Engenharia, que contou com a participação do engenheiro civil e presidente do Núcleo Bahia da ABMS, Luís Edmundo Campos, que é também professor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. O tema foi "Encostas e Taludes: Problemas de Estabilidade e Formas de Contenção".
Segundo Ana Cristina, a ideia era chamar alguém que conseguisse prender a atenção do público. A palestra superou as expectativas. Eram esperados cerca de 80 participantes. No entanto, cerca de 130 pessoas lotaram o auditório no Clube de Engenharia. "Houve quem assistisse a palestra em pé. E todos ficaram até o final. Ficamos muito felizes com o retorno positivo da plateia. Foi o máximo", completou Ana Cristina.
Diretoria do Núcleo Rio de Janeiro: Biênio 2017-2018
Presidente: Ana Cristina Sieira
Vice-Presidente: Monique Sobral
Secretária Geral: Michele Casagrande
Secretária Executiva: Giana Laport
Tesoureira: Flávia Santos Temas relacionados:

