Medalha Conselheiro Cristiano Ottoni é entregue ao engenheiro Euler Magalhães da Rocha

Na comemoração de 107 anos de existência da Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que ocorreu no dia 19 de maio, o professor, engenheiro e associado ABMS Euler Magalhães da Rocha foi homenageado e recebeu a Medalha Conselheiro Cristiano Ottoni. Concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a medalha busca premiar anualmente o cidadão que se destaque no setor de engenharia e transporte, através do saber e serviços prestados. O responsável pela apresentação do vencedor foi o engenheiro e ex-presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS, Ivan Vianna, escolhido pelo próprio homenageado.
Euler Magalhães da Rocha é formado em engenharia civil pela UFMG e introduziu o ensino de Mecânica dos Solos no curso de graduação da faculdade. Também foi membro da Diretoria Nacional da ABMS por duas vezes, presidente do Núcleo Regional Minas Gerais e fundou, em 1963, a primeira empresa mineira dedicada à geotecnia, a "Euler Magalhães da Rocha - Engenharia de Solos Ltda", além de ter participado de grandes obras na área em Minas Gerais.
"Fico feliz com a homenagem. Para mim significa, entre vários outros aspectos, que o Governo do Estado reconhece o meu já antigo conceito de profissional de notória especialização em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica", declarou o homenageado. "A Mecânica dos Solos e consequentemente a ABMS também foram homenageadas, porque é a primeira vez que um especialista em Mecânica dos Solos recebe este prêmio".
Ivan Vianna, responsável pela apresentação do vencedor, comentou que o prêmio é de grande importância para a engenharia e que grandes engenheiros já foram homenageados com o recebimento da medalha. "O professor Euler merece, pois foi pioneiro na Geotecnia em Minas e trouxe a disciplina Mecânica dos Solos para a UFMG", lembrou Vianna.
Ivan e Euler trabalharam juntos. Vianna foi estagiário, engenheiro contratado e sócio do vencedor. "O Ivan representa um dos vários geotécnicos competentes que tive a honra e a felicidade de ajudar a formar", comentou Magalhães.
Cristiano Benedito Ottoni
Nascido em Vila do Príncipe, hoje município do Serro (Minas Gerais), no dia 21 maio de 1811, Cristiano Benedito Ottoni foi estudioso de engenharia e importante nome da área no Brasil. Ainda sem escolas de engenharia no país, Ottoni importava livros sobre o tema e tornou-se um dos maiores conhecedores de ferrovias do país, além de ter sido o responsável pelas primeiras construções de estradas de ferro no Brasil.
Temas relacionados: