Os 140 anos de nascimento de Karl von Terzaghi
02/10/2023
Comemora-se nesta segunda-feira, 2 de outubro de 2023, os 140 anos de nascimento do engenheiro austríaco Karl von Terzaghi (Praga, 2 de outubro de 1883; Winchester, Massachusetts, EUA, 25 de outubro de 1963), reconhecido como o pai da mecânica dos solos e da engenharia geotécnica. A pesquisa e as contribuições de Terzaghi para a mecânica dos solos estabeleceram a base para práticas modernas na engenharia geotécnica. Seu trabalho ainda é amplamente referenciado e aplicado em projetos de engenharia ao redor do mundo.
O presidente da ABMS, Roberto Coutinho, presta suas homenagens a Terzaghi. “Foi certamente um dos grandes nomes, se não o maior, da mecânica dos solos e da geotecnia em todo o mundo”, aponta o professor. “Suas contribuições e desenvolvimentos teóricos seguem como referências permanentes para todos os profissionais da área. A ABMS, em nome de todos os seus associados, saúda a memória desse grande engenheiro, pioneiro da geotecnia”.
A ABMS possui uma homenagem permanente ao engenheiro com a sua maior premiação, o Prêmio Terzaghi. Ele destina-se a distinguir o autor do melhor trabalho publicado no Brasil a cada dois anos. "O Terzaghi é reconhecido como aquele que verdadeiramente implementou toda a geotecnia", afirma Coutinho.
Terzaghi formou-se em engenharia mecânica e mais tarde em engenharia naval, mas sua curiosidade o levou a explorar o campo da mecânica dos solos. Desde o começo de sua carreira ele procurou desenvolver um método racional para resolver os problemas relacionados com a engenharia de solos e fundações. A coroação de seus esforços se deu em 1925 com a publicação de “Erdbaumechanik”, considerada o ponto de partida da mecânica dos solos como novo ramo da ciência na engenharia.
De 1925 a 1929 trabalhou no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos da América), onde iniciou o primeiro programa norte-americano sobre mecânica dos solos e com isso fez com que esta ciência se convertesse em uma matéria fundamental na engenharia civil.
Passou em 1938 para a Universidade Harvard onde desenvolveu e lecionou seu curso sobre geologia aplicada à engenharia, aposentando-se como professor em 1953 com 70 anos de idade. Naturalizou-se norte-americano em 1943.
Seu livro “Soil Mechanics in Engineering Practice”, escrito em parceria com Ralph B. Peck, é de consulta obrigatória para os profissionais da engenharia geotécnica. É considerado um dos mais destacados engenheiros civis do século XX.
Terzaghi e o Brasil
Os primeiros contatos de Terzaghi com o Brasil se deram de forma indireta, através de seus alunos brasileiros, que foram para a Universidade Harvard justamente para aprender com esse grande engenheiro, considerado um dos pais da mecânica dos solos, ao lado de Arthur Casagrande, também professor na mesma universidade.
Um dos alunos de Terzaghi em Harvard à época foi o engenheiro Milton Vargas (foto à direita), primeiro presidente da ABMS em 1950 e uma fundadores da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Em 1946, aos 32 anos, Vargas foi cursar pós-graduação com Karl von Terzaghi e Arthur Casagrande. As características apresentadas pela teoria proposta no curso tratavam dos solos sedimentares, estudados pelos dois professores de Harvard.
O que Terzaghi e Casagrande não conheciam eram as características do solo instável do Brasil, que seria chamado de solo residual. Em depoimento à ABMS, Vargas dizia: “eles se interessavam muito pelas argilas de Boston. Eu já sabia que o solo brasileiro era diferente. Quando fui para os Estados Unidos, começou-se a falar nesses nossos solos residuais”.
Vargas voltou para o Brasil e recebeu mais tarde um visitante ilustre. Terzaghi veio ao País na década de 1950 conhecer os tais “solos residuais”, dos quais Milton tanto falava. Foi em uma obra da rua da Consolação, em São Paulo, que o brasileiro apresentou ao pai da geotecnia um tipo de solo que ele desconhecia. “A expressão do rosto de Terzaghi mostrou que ele estava vendo algo pela primeira vez”, lembrou Milton.
Continuou Milton: “Quando eu comentava sobre a diferença do solo durante as aulas, Terzaghi se interessava, mas o rosto dele ao tocar o nosso solo dispensou qualquer comentário. Sim, ele estava surpreso. Sim, nós tínhamos um solo diferente. Eles estavam muito acostumados com a argila sedimentar de Boston, mas nunca tinham visto solos tropicais”.
Algumas contribuições de Terzaghi
Formação: Terzaghi formou-se em engenharia mecânica e mais tarde em engenharia naval, mas sua curiosidade o levou a explorar o campo da mecânica dos solos.
Teoria de Adensamento Unidimensional: Terzaghi desenvolveu a Teoria de Adensamento Unidimensional para entender como os solos saturados se consolidam e assentam sob carga ao longo do tempo.
Princípio das Tensões Efetivas: Uma das contribuições mais significativas de Terzaghi foi a introdução do conceito de tensões efetivas, que explica a relação entre a pressão da água intersticial em um solo saturado e a tensão total aplicada ao solo.
Obras Escritas: Terzaghi escreveu “Erdbaumechanik”, que lançou as bases da mecânica dos solos. Além disso, junto com Ralph Peck, ele foi coautor de “Soil Mechanics in Engineering Practice”, um texto fundamental no campo da engenharia geotécnica.
Projetos e Consultorias: Ao longo de sua carreira, Terzaghi esteve envolvido em uma variedade de projetos de engenharia geotécnica e serviu como consultor para problemas geotécnicos complexos ao redor do mundo.
Reconhecimento e Legado: Terzaghi foi amplamente reconhecido por suas contribuições ao campo da engenharia geotécnica. Por exemplo, a Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE) instituiu a Medalha Terzaghi, um prêmio anual que reconhece contribuições individuais notáveis ao campo da mecânica dos solos.
Temas relacionados: ABMS,