Palestra do presidente da ABMS celebra 1º aniversário do grupo Geotecnia Brasil
Todas as Notícias
28/05/2020
O grupo e canal Geotecnia Brasil completou um ano no dia 29 de maio. Para celebrar a data, o presidente da ABMS, Alexandre Gusmão, foi convidado a gravar uma palestra. Ele falou sobre o tema "Patologia e reforço de fundações: estudo de caso". Foram registradas mais de 1.600 visualizações da palestra depois de 24 horas da apresentação, ocorrida no dia 28/5. O Geotecnia Brasil é um grupo de debates voltado à comunidade técnica que já conta com mais de 10 mil integrantes - principalmente jovens, de diversas partes do mundo - nas principais redes sociais.
O grupo surgiu de maneira espontânea. "Começamos como um grupo de WhatsApp para debater geotecnia entre colegas, sem pretensão alguma", lembra Tiago Souza, consultor geotécnico e idealizador do Geotecnia Brasil. "De repente, já eram mais de 10 mil pessoas". A solução foi expandir para todas as redes sociais. "Tivemos a grata surpresa de contar com a presença de profissionais de entidades renomadas, como a ABMS".
O Geotecnia Brasil conta hoje com uma equipe de mais de 10 moderadores voluntários nas diferentes redes sociais. O grupo abre espaço para debates dos mais variados assuntos envolvendo a engenharia geotécnica, incluindo a divulgação de vídeos, notícias, oportunidades profissionais e eventos do setor.
"Acreditamos que é um grupo forte que tem muito a acrescentar à nossa engenharia", ressalta Alexandre Gusmão. "Por isso, a ABMS está dando início a uma parceria com o Geotecnia Brasil com o objetivo de unir forças em prol da melhoria da engenharia geotécnica".
De acordo com Tiago Souza, para o Geotecnia Brasil "é uma honra" estar ao lado da ABMS. A entidade, segundo ele, sempre serviu de referência para todos. É uma troca muito interessante, acredita.
O engenheiro explica as vantagens dessa parceria. "Temos, de um lado, a ABMS, que está no auge de sua maturidade, chegando aos 70 anos em 2020. Do outro, temos um grupo muito recente, que completa o primeiro ano agora, e que em pouco tempo tornou-se reconhecido em vários países por promover o debate geotécnico. Juntos, ABMS e Geotecnia Brasil têm muito a colaborar com a engenharia geotécnica".
Assista à palestra.
Temas relacionados:

