Na Palestra Milton Vargas, Tarcisio Celestino irá abordar os deslocamentos provocados pela escavação de túneis urbanos. Assista no Canal ABMS
16/10/2023
Quem acompanha a escavação de túneis em áreas urbanas, especialmente em obras metroviárias, já se deu conta de inúmeros episódios de perturbações em prédios e outras estruturas por conta dessas obras. Especialistas em projetos de túneis procuram estudar esses fenômenos para minimizar seus impactos. É o caso do engenheiro e professor Tarcisio Barreto Celestino, com larga experiência na área. Ele é o convidado da ABMS para ministrar a Palestra Milton Vargas, que vai abordar esse tema em reuniões presenciais nos meses de novembro e dezembro. Veja mais detalhes e assista à entrevista completa a seguir.
Tarcisio Celestino sentiu-se honrado por ter sido escolhido pela ABMS para ministrar a Palestra Milton Vargas, que volta agora a ser presencial em alguns núcleos, onde o tema é fundamental, e de acordo com a disponibilidade do palestrante.Veja abaixo a programação completa. No dia 14/12, último dia da Palestra, em São Paulo, o evento será transmitido ao vivo no Canal ABMS. Assista aqui.
Ex-presidente da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo) e do Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS, Tarcisio manteve, com o patrono dessa conferência, Milton Vargas, uma longa e profícua convivência na Themag Engenharia. Aprendeu com ele que a “sabedoria vem das mãos”, frase que Vargas sempre repetia.
Teve a oportunidade de convidar Vargas para uma visita a uma obra de túnel em São Paulo. E pode ver a “alegria infantil” do fundador da ABMS ao ficar defronte a um exemplo típico de solo da Bacia Sedimentar de São Paulo, que ele só tinha visto antes em amostras de sondagens.
Assista à entrevista completa:
Tema da Palestra
“Escolhi como tema da palestra um aspecto importante para túneis urbanos, que são os recalques e os deslocamentos horizontais, as perturbações que a construção de um túnel pode provocar na superfície. Esse fenômeno não tem nenhuma relevância para um túnel na Serra do Mar, por exemplo, mas é de enorme relevância para túneis escavados em cidades, seja São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte ou qualquer outra metrópole no mundo.
“É um tema que desperta muita pesquisa hoje em dia, já que os danos em edificações têm que ser previstos e minimizados. Não são só os prédios que podem ser afetados por uma escavação de um túnel. Também podem ser afetadas as instalações de infraestrutura, adutoras, redes de esgoto etc. Por isso, a previsão de deslocamentos é fundamental.
“Esse tema tem me atraído já há algum tempo – desde quando eu e Ana Paula Ruiz, minha aluna, publicamos uma alternativa para a famosa curva Gaussiana proposta por Ralph B. Peck (*). Percebemos que a curva Gaussiana não se ajusta bem aos casos de instrumentação de muitos túneis. E propusemos uma outra curva.
“A previsão dos deslocamentos é muito importante para a estimativa de danos, principalmente no caso dos túneis escavados em materiais suscetíveis a variações volumétricas, como é o caso de materiais granulares, que têm trazido mais surpresas.
“Muitas pesquisas têm sido realizadas na Universidade Cambridge e outras envolvendo ensaios em modelos reduzidos em centrífuga que simulam escavação de túneis em areias fofas a compactas para a previsão de deslocamentos verticais e horizontais. São realizados também ensaios em modelos reduzidos de túneis sob edificações com fundações por estacas ou radier.
“Tenho trabalhado atualmente na retroanálise numérica desses ensaios de centrífuga para que tenhamos ferramentas numéricas aferidas para serem usadas com segurança em nossos casos. Este vai ser o tema da Palestra Milton Vargas.
“Obviamente, quando vamos escavar ou projetar um túnel, não podemos nos dar ao luxo de fazer um ensaio em centrífuga para cada túnel, para cada situação que aquele túnel vai enfrentar. Mas um método numérico caibrado àqueles ensaios é confiável e muito mais flexível, mais rápido e mais barato.
“É de grande utilidade ter ferramentas numéricas aferidas a esses ensaios para poderem ser aplicadas aos nossos casos. É nisso que tenho trabalhado. Tenho supervisionado, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), um pós-doutorado do Osvaldo Paiva Magalhães Vitali, que é um trabalho em conjunto com o mestrado do irmão dele, Felipe Vitali.
“Este é um trabalho em andamento, e é fundamentalmente sobre isso que eu vou falar: a aferição numérica das deformações provocadas pela escavação de túneis, traduzida em deslocamentos verticais e horizontais.
(*) Ralph B. Peck (1912-2008), engenheiro civil, nascido em Winnipeg, Canadá, foi aluno de Arthur Casagrande, na Universidade Harvard. Trabalhou nas obras iniciais do metrô de Chicago (EUA) representando Karl Terzaghi, o principal nome da geotecnia no mundo. Foi coautor de livro com Karl Terzaghi, "Soil Mechanics in Engineering Practice", e outro com Walter E. Hanson e Thomas H. Thornburn, "Foundation Engineering". Foi autor de mais de 200 artigos técnicos, alguns dos quais foram incluídos no livro "Judgment in Geotechnical Engineering - The Professional Legacy of Ralph B. Peck", publicado em 1984.
Palestra Milton Vargas
Com Tarcisio Barreto Celestino
Programação Novembro
Núcleo Regional Nordeste - dia 17/11 às 16h - Sinduscon-PE
Núcleo Regional Minas Gerais - dia 20/11 às 18h - Escola de Engenharia UFMG (Auditório)
Núcleo Regional Centro-Oeste - dia 21/11 às 19h - CREA-GO (Auditório)
Núcleo Regional Paraná-Santa Catarina - dia 24/11 às 14h50 - em Ponta Grossa, durante o GeoSul
Programação Dezembro
Núcleo Regional Rio de Janeiro - dia 13/12, às 18h - Clube de Engenharia RJ
Núcleo Regional São Paulo - dia 14/12 às 10h - Instituto de Engenharia
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