Palestra Pelópidas da Silveira lota auditórios em João Pessoa e Natal

A palestra itinerante Pelópidas da Silveira da ABMS NRNE fez parada em João Pessoa (PB), no dia 16/5, e em Natal, dia 17/5. Roberto Quental Coutinho apresentou o tema
"Características Geológicas-Geotécnicas da Formação Barreiras no Nordeste e Aplicações Práticas" com algumas adaptações para cada local e agradou a plateia.
O auditório em João Pessoa recebeu 110 participantes e Natal, 130. Ele conseguiu abranger diversas áreas da geotecnia mostrando exemplos práticos para uma plateia de estudantes, professores e profissionais da área.
"As palestras foram brilhantes", afirma Ricardo Severo, presidente do Núcleo Nordeste
, "está cumprindo todos os requisitos. A maneira como o prof. Coutinho organizou didaticamente o assunto é muito boa e deixa a palestra muito gostosa de assistir. Prende a atenção do público até o fim". Nas duas capitais, o final foi recheado de perguntas e o palestrante dedicou em torno de uma hora, tanto em João Pessoa quanto em Natal (dir.), para tirar todas as dúvidas do público.
Apesar do tema principal continuar o mesmo e a palestra ser bem abrangente, o prof. Coutinho adapta a apresentação para cada estado de parada. Severo explica a diferença que notou como espectador nas duas palestras de agora e na primeira parada em Recife,
"ele dá uma ênfase especial para o local em que está apresentando, com destaque e detalhamento maior para casos locais. Uma estratégia muito boa, porque faz com que as pessoas se interessem mais ainda, por tratar da sua região"
A palestra
Roberto Quental Coutinho é Engenheiro Civil pela UFPE, mestre e doutor em Geotecnia pela UFRJ e atua na área com ênfase em Engenharia Geotécnica - Fundações e Análise de Gestão de Riscos e Desastres.
[caption id="attachment_10228" align="aligncenter" width="420"]

Ricardo Severo, Wilson Cartaxo Soares e Roberto Coutinho[/caption]
Durante a palestra, Coutinho tratou das principais fácies que compõe os solos da Formação Barreiras (FB) e suas diferenciações em cada estado, dando início com um retrospecto histórico sobre essa formação no Brasil - já registrada na primeira carta de Pero Vaz de Caminha - e passando por cada estado em que ela aparece na região Nordeste. Com essa base, Coutinho mostra as possíveis aplicações práticas, como nas fundações, contenções, uso do material para pavimentação e aterros, entre outros.
Temas relacionados: