Ponte Engenheiro Jaime Gusmão será inaugurada neste sábado (17), em Recife - ABMS
images

Ponte Engenheiro Jaime Gusmão será inaugurada neste sábado (17), em Recife

16/08/2024

Pernambuco e sua capital, Recife, muito devem ao trabalho do engenheiro Jaime Azevedo Gusmão Filho, que presidiu a ABMS de 1982 a 1984 e que faleceu aos 80 anos no dia 1º de janeiro de 2013. Em sua homenagem, a Prefeitura da capital irá inaugurar neste sábado, 17/08, a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que interliga os bairros da Iputinga e do Monteiro, cruzando o Rio Capibaribe, uma obra de grande relevância para a mobilidade urbana da cidade.

Com 170 metros de extensão, 20 metros de largura e 12 metros de altura, a estrutura foi projetada para acomodar quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de calçadas e uma ciclofaixa. Ela beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas.

Homenageando o engenheiro Jaime Gusmão, a ponte celebra o legado de um profissional que dedicou sua vida à engenharia e ao humanismo. Nascido em Caruaru em 1932, Gusmão foi uma figura influente na engenharia da cidade.

Sua influência se estendeu por diferentes âmbitos, incluindo sua atuação como presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) de 1982 a 1984, e como presidente do Crea-PE, do Clube de Engenharia de Pernambuco e da Empresa de Urbanização do Recife (URB). Ele faleceu em 2013, deixando sua marca na engenharia nacional.

A ABMS produziu um vídeo em homenagem a Jaime Gusmão, que faz parte da série “Personagens Históricos” produzida pela ABMS. Assista: 

Temas relacionados: ABMS,