Prepare-se para participar do maior evento de geotecnia do Brasil
O Cobramseg - Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - é o maior evento de geotecnia do país e acontece a cada dois anos, organizado pelos diferentes Núcleos da ABMS. Neste ano, o Cobramseg será realizado em Salvador (BA), de 28 de agosto a 1º de setembro. O Núcleo Bahia da ABMS já está a todo vapor, cuidando dos detalhes para que este seja mais um evento de sucesso. Como já é tradição, o Cobramseg abriga também outros eventos: o VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, o IX Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia, o VIII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens (Geojovem) e, nesta edição, o V Simposio Panamericano de Deslizamientos. No editorial deste mês, Alessander Kormann, presidente da ABMS, fala sobre o Cobramseg e sua importância para a comunidade geotécnica brasileira.
"Maior evento de geotecnia realizado no Brasil, o Cobramseg é uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e o aprimoramento profissional. Para os estudantes, é a grande chance de estar frente a frente com geotécnicos renomados e que, muitas vezes, eles só
conhecem pela literatura da área.
Para os profissionais, o Cobramseg é o momento de intensificar seu networking, encontrar colegas e saber o que está sendo praticado no mercado da engenharia geotécnica no país e no mundo. As empresas também encontram no Cobramseg uma oportunidade valiosa para mostrar seus produtos e serviços a um público altamente qualificado, que toma decisões.
O Cobramseg 2018 não será diferente. A expectativa é que cerca de 1.500 pessoas participem do evento, que terá como tema central
Geotecnia e o Desenvolvimento Urbano. Serão debatidos temas como
segurança de barragens,
educação em geotecnia,
ensaios de laboratório e campo,
modelagem física,
solos não saturados, expansivos, colapsíveis e moles,
obras de terra e enrocamento,
fundações,
geotecnia ambiental,
estabilidade de encostas,
escorregamentos, desastres naturais e estruturas de contenções,
análise e gerenciamento de risco,
desempenho e segurança de obras geotécnicas e de infraestrutura: pavimentação, portos, aeroportos, túneis e escavações.
Logo após a abertura geral do evento, André Assis, ex-presidente da ABMS, vai proferir a Conferência Pacheco Silva. O tema da Conferência envolverá tendências e desafios em gestão de riscos. Durante o
Congresso Luso Brasileiro, Norbert R. Morgenstern, professor da Universidade de Alberta, no Canadá, será o responsável pela Victor de Mello Lecture. Ele vai abordar
Geotechnical Risk, Regulation and Public Policy.
Os portugueses Laura Caldeira, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC, em Lisboa, e Ilídio Ferreira, da EDP Produção - empresa que faz a gestão da produção de energia na cidade de Porto, também já estão confirmados. Eles participarão das plenárias do Luso Brasileiro, que terá, ao todo, duas plenárias e quatro palestrantes - dois brasileiros e dois portugueses.
No Simposio Panamericano de Deslizamientos, a presença de representantes das sociedades latino-americanas fortalecerá muito as apresentações e discussões. Além de palestras internacionais, um dos destaques será uma mesa redonda que discutirá a atuação das associações geotécnicas junto às defesas civis dos municípios.
No Seminário Brasileiro de Mecânica das Rochas, haverá mais uma edição do Rockbowl, jogo de perguntas e respostas sobre mecânica das rochas para estudantes de universidades brasileiras.
Outros palestrantes estão sendo confirmados e serão divulgados em breve. Os interessados em enviar resumos têm até o dia 26 de fevereiro para submeter seus trabalhos.
Já deu para perceber que o Cobramseg 2018 prepara muita coisa interessante para todos nós. A parte social do evento estará à altura da famosa hospitalidade da Bahia. Não perca essa oportunidade. Programe-se e participe!
Esperamos você em Salvador!
Alessander Kormann
Presidente da ABMS
Temas relacionados: