Presidente da ABMS abordou geomecânica e geocaracterização de rejeitos na James Mitchell Lecture - ABMS
images

Presidente da ABMS abordou geomecânica e geocaracterização de rejeitos na James Mitchell Lecture

29/11/2021

A James Mitchell Lecture é uma conferência organizada bienalmente pelo Technical Committee 102 – In-situ Testing, da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE). São convidados para apresentar a conferência especialistas considerados de renome internacional. Em sua nona edição, que aconteceu em 28 de setembro de 2021, a James Mitchell Lecture recebeu Fernando Schnaid, presidente da ABMS e pesquisador há mais de 15 anos na área de mineração, para abordar o tema On The Geomechanics and Geocharacterization of Tailings.

A nona edição da James Mitchell Lecture também foi um marco para a comunidade brasileira e latino-americana, uma vez que Schnaid foi o primeiro pesquisador latino-americano a ser convidado a proferir a conferência. Em entrevista concedida à ABMS em 2019, época em que o nome de Schnaid foi confirmado para a palestra, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul afirmou que a escolha representa, para ele, o resultado do trabalho conjunto na realização de pesquisas aplicadas à área de mineração de alto nível técnico, como as feitas no Brasil.

“Acredito que isto seja um reflexo do reconhecimento internacional de que a contribuição brasileira tem sido efetiva e deve ser divulgada em uma palestra dessa dimensão”, disse o atual presidente da ABMS na ocasião.

A apresentação de Schnaid abordou a complexidade do comportamento de rejeitos de mineração, como é possível mitigar os problemas que já existem e o que é preciso mudar em termos de projeto.

A James Mitchell Lecture aconteceu de forma remota durante a 6th International Conference on Geotechnical and Geophysical Site Characterization (ISC’6). O evento seria realizado em 2020, na Hungria, mas precisou ser adiado para 2021 em razão da pandemia de Covid-19.

A apresentação de Schnaid foi gravada e pode ser conferida na íntegra logo a seguir. 

Temas relacionados: ABMS,