REGEO/Geossintéticos23 é realizado em Salvador, Bahia. Confira como foram os primeiros dias de evento - ABMS
images

REGEO/Geossintéticos23 é realizado em Salvador, Bahia. Confira como foram os primeiros dias de evento

20/07/2023

O REGEO/Geossintéticos23, organizado pela ABMS e pela Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil), teve início no dia 18/7, em Salvador, na Bahia. O evento reúne 327 participantes entre profissionais, estudantes e pesquisadores para discutir os avanços e desafios do uso de geossintéticos em obras ambientais e geotécnicas. Com uma programação diversificada, o congresso ofereceu minicursos, palestras e uma feira de exposições com as soluções do mercado. O REGEO/Geossintéticos23 acontece até o dia 21/7.

O primeiro dia do evento foi marcado pelos minicursos que abordaram tópicos fundamentais e procedimentos de avaliação relacionados aos geossintéticos. Fernando Portelinha e Natália Correia conduziram uma sessão sobre os "Fundamentos, Propriedades e Procedimentos para Avaliação de GCLs em Barreiras Hidráulicas". Em seguida, o professor Fernando Luiz Lavoie ministrou um curso sobre "Dimensionamento de Geomembranas em Obras Ambientais". Já a professora Julia Righi apresentou o "Comportamento, Monitoramento Geotécnico e Análises de Estabilidade em Aterros Sanitários de RSU". Por fim, a professora Delma Vidal discutiu sobre "Projetos com Geossintéticos".

No segundo dia, a sessão de abertura foi realizada no Auditório Zélia Gattai e contou com a presença do professor Roberto Quental Coutinho, presidente da ABMS, o engenheiro Victor Pimentel, presidente da IGS, e membros da Comissão Organizadora.

As plenárias realizadas durante o evento foram uma oportunidade para que profissionais especializados compartilhassem seus conhecimentos sobre os avanços e as perspectivas do uso de geossintéticos em diversos cenários. Temas como o uso desses materiais na mineração, a mitigação de riscos de vazamento em geomembranas de reservatórios e as ações da CTG/ABINT no mercado de geossintéticos foram alguns dos destaques das apresentações.

No segundo dia do REGEO/Geossintéticos23, também foi inaugurada a Feira de Exposições. Ela contou com diversos stands apresentando novidades e soluções no campo da engenharia ambiental e de geossintéticos. O público teve a oportunidade de conhecer produtos inovadores e estabelecer contato direto com representantes das empresas, possibilitando a troca de informações e experiências.

O terceiro dia do evento (20/7) deu sequência às plenárias, mantendo o alto nível de apresentações e discussões. Especialistas abordaram temas atuais e relevantes para a engenharia geotécnica, incluindo avanços na modelagem do fluxo de água e transporte de contaminantes em solos de rejeitos, a aplicação de microscopia eletrônica e inteligência artificial na análise de resistência de interface envolvendo geomembranas e a utilização de geossintéticos em diferentes tipos de obras de engenharia.

Temas relacionados: ABMS,