Professor e engenheiro Paulo Chamecki faleceu no dia 14/11 - ABMS
images

Professor e engenheiro Paulo Chamecki faleceu no dia 14/11

23/11/2021

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos lamenta informar o falecimento de Paulo Roberto Chamecki, engenheiro civil especialista em engenharia ambiental. Chamecki faleceu no dia 14/11. Ele foi presidente do Núcleo Paraná-Santa Catarina da ABMS em duas gestões (1996-1998 e 2004-2006) e era filho do engenheiro Samuel Chamecki, que foi presidente da ABMS de 1958 a 1960.

Paulo era consultor do LACTEC-Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento e professor aposentado da Universidade Federal do Paraná. Possuia vasta experiência na área de geotecnia e atuava nas áreas de mecânica dos solos, fundações, solos regionais e barragens.

A ABMS presta suas condolências aos familiares, amigos e colegas deste nobre engenheiro.

Leia abaixo a íntegra do perfil de Paulo Roberto Chamecki escrito por Alessander Kormann, presidente da ABMS no biênio 2017-2018.

"Paulo Roberto Chamecki estudou Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná, onde se formou em 1975. Também na UFPR, cursou especialização em Engenharia Ambiental e obteve o título de Mestre em Ciências do Solo.

Filho do distinguido engenheiro e professor da UFPR Samuel Chamecki, que foi presidente da ABMS de 1958 a 1960, Paulo seguiu uma trajetória ligada à geotecnia desde o princípio. Ingressou na carreira docente logo após se formar em engenharia, atividade que manteve durante profícuos trinta e um anos. Ainda jovem, teve a oportunidade de estagiar e vivenciar a prática geotécnica na França. Cedo também começou a atuar na engenharia paranaense, onde na Solotécnica alavancou serviços de sondagens e ensaios em inúmeras obras da expansão urbana e industrial de Curitiba e do estado nas décadas de 70, 80 e 90. Na transição do milênio, em uma guinada profissional, se voltou para a área de pesquisa e desenvolvimento, ingressando no LAME/LACTEC, onde atuou na administração até sua aposentadoria. Foi presidente do Núcleo PR-SC da ABMS em duas gestões (1996-1998 e 2004-2006). Muito querido, incontáveis vezes foi professor e profissional homenageado.

Tive o privilégio de trabalhar e aprender com o Paulo Chamecki por mais de dez anos, logo depois que ingressei como professor da UFPR em 1995. Esse período abrange toda uma fase em que revitalizamos o ensino de geotecnia na escola, desenvolvemos a estrutura de laboratórios e de pesquisa do LAME e nos envolvemos na consolidação do núcleo regional da ABMS.

Não é uma tarefa fácil tentar resumir quem foi o Paulo Chamecki. Assim que passei a conviver com ele, me chamava a atenção seu carisma, capacidade de relacionamento, disciplina e, sobretudo, bondade. O Paulo era movido por um interesse genuíno no próximo. Procurava entender o que os outros buscavam e literalmente se doava, apoiando-os, estimulando-os. E, com a mesma intensidade com que gostava e confiava nas pessoas, podia se decepcionar com elas, pois muito altos e sinceros eram seus valores e o que ele esperava ver nas atitudes do indivíduo.

O Chamecki não gostava de trabalhar sozinho. Elegia alguns interlocutores com os quais discutia abertamente os assuntos, ouvia com atenção e só então, por exemplo, tomava uma decisão. Muito do que aprendi e alcancei devo a ele. O Paulo, com seu entusiasmo inato, teve uma atuação fundamental na implantação do Sítio Experimental de Geotecnia da UFPR e nos estudos sobre as argilas rijas e duras da Formação Guabirotuba. Também cedo na minha carreira tive contato com sua extensa rede de relacionamentos regional e nacional. Ele me estimulou a atuar no Núcleo PR-SC da ABMS, o que sem dúvida foi decisivo em muito do que desenvolvi posteriormente. Juntos trouxemos e executamos o COBRAMSEG/Luso-Brasileiro 2006 rm Curitiba. A lista de realizações em que ele foi ator e grande parceiro seria longa...

Eu ficava impressionado vendo como o Chamecki, trabalhador incansável, organizava uma lista diária de tarefas em sua agenda e as cumpria. Costumávamos ficar trabalhando até tarde na escola (por exemplo, até as 20 h...). Enquanto eu tendia a focar nos assuntos que me atraiam ou estimulavam, o Paulo executava com disciplina o que havia planejado. Lembro de uma vez ele dizer que observava com interesse como eu me organizava, que seria de uma forma “semanal, flexível” - ao contrário da dele que era “diária, estrita”.

Infelizmente, à medida que nossas jornadas trilharam caminhos distintos, passei a ter menos contato com o Paulo. A última vez em que o encontrei foi no Geosul 2015, em Maringá. Na ocasião, por sinal, ele merecidamente foi distinguido com a tradicional homenagem profissional desse evento. Apresentou uma palestra sobre assunto que, sob sua liderança, floresceu até a excelência no LACTEC: aplicações de fibra ótica na geotecnia.

Assim o Chamecki formou gerações. Ensinando procedimentos de trabalho a sondadores e técnicos, mostrando as bases da mecânica dos solos e fundações a alunos de graduação, estimulando jovens a seguir a carreira geotécnica, sendo o mentor de profissionais, liderando enfim.

Paulo, espero que, onde você estiver, possa ouvir estas palavras, e as receber como um profundo agradecimento de quem tanto o admira, e que com certeza não fala só, mas apenas ecoa o sentimento dos muitos que te conheceram e que carregarão para sempre os impactos positivos que você soube trazer para suas vidas.Até sempre.

Alessander Kormann

Presidente da ABMS (2017-2018)"

Temas relacionados: ABMS,